Em um mundo no qual informações são compartilhadas em alta velocidade e aliada a pressão por resultados e expectativas para o futuro, crianças e jovens acabam ficando à mercê de situações conflituosas, seja em casa ou no ambiente escolar, que podem estressá-los e criar dificuldades em seu desenvolvimento pessoal. Para ensiná-los a lidar melhor com suas emoções e seu grupo de convívio social, a Esfera Escola Internacional, escola do Grupo SEB que deu origem à Sphere International School, iniciou um Projeto Piloto de Mindfullness com alguns grupos de alunos, de seis, nove e onze anos de idade, em encontros semanais com professora especialista no assunto.
???Depois de estudos sobre os benefícios da prática, decidimos replicar o modelo em nossas dependências, a fim de auxiliar os pequenos a ter mais foco no momento presente e em seus pensamentos, sensações corporais e emocionais???, explica a orientadora educacional, Mara Westin. ???Mostramos um jeito de viver ou ser no mundo e dentro de uma comunidade, estando atento em todos os momentos e compreendendo que, em cada circunstância, fazemos uma escolha consciente que impactará no futuro. Esses resultados possibilitam enfrentar situações diversas na medida em que elas aparecem, mantendo a calma, o foco e o estado de espírito, sem julgamento. Essa maneira de ser possibilita vivenciar a vida de forma simples, plena e no presente???, explica a educadora.
Na prática ??? Nos encontros, os alunos sentam em roda e são guiados pela professora que, por meio do som de um sino especial, estimula-os a fechar os olhos e respirar, todos juntos, por algumas vezes. A partir daí, e dependendo do tema do dia e da faixa etária, escolhe-se um exercício e, ???então, as experiências podem ser compartilhadas. ???Quando praticado em grupo, o elo entre as crianças se torna mais forte e eles ficam mais propensos a permanecer na experiência. Como é uma prática nova para muitos estudantes e professores, esse momento ajudará a criar raízes e cultivá-la juntos???, afirma a profissional da Esfera Escola Internacional.
Segundo lembra Mara Westin, como as crianças aprendem em primeiro lugar através da experiência, recomenda-se explicar a prática de forma lúdica; por exemplo, uma pena, que pode auxiliá-los a perceber e sentir de forma mais concreta a respiração. Pela brincadeira, elas irão ainda mais longe na investigação do assunto, semeando os resultados do Mindfulness, isto é, o seu real significado???, explica a orientadora educacional da Esfera Escola Internacional, Clis Maia.
Adesão familiar ??? Apesar dos possíveis receios dos pais e responsáveis pela presumível ligação com religião, as aulas do projeto na Esfera Escola Internacional não possuem nenhum cunho religioso, ensinando apenas o controle positivo de emoções e pensamentos, guiando os pequenos a superar dificuldades com calma em um estado mental equilibrado no momento presente. ???Em nossa experiência, a reação dos pais tem sido ótima e de muita parceria. Com eles, procuramos trabalhar a importância desses efeitos mais imediatos na aprendizagem em sala de aula, assim como na resolução de conflitos no grupo social, entre colegas???, pontua Clis.