Agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria do Ministério da Saúde iniciaram nesta segunda-feira (19) as visitas para fazer um mapeamento que pretende identificar doenças e fatores de risco à saúde como hipertensão, diabetes e obesidade em 17 cidades da região de Campinas (SP). No total, 247 domicílios serão visitados até novembro.
A Pesquisa Nacional de Saúde foi criada para avaliar o estado de saúde dos brasileiros e começa a fazer questionários e exames para a população. Além de responder perguntas, os entrevistados vão fazer exames de urina, sangue e medir a pressão arterial.
Segundo o IBGE, 18 agentes estarão nas ruas fazendo a pesquisa, que deve levar dois meses e meio para terminar. As cidades que receberão as visitas são: Águas de Lindóia (SP), Americana (SP), Amparo (SP), Campinas (SP), Capivari (SP), Estiva Gerbi (SP), Hortolândia (SP), Jaguariúna (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Mogi Mirim (SP), Pinhalzinho (SP), Piracicaba (SP), Rafard (SP), Santa Bárbara D’Oeste (SP), Sumaré (SP), Valinhos (SP).