A FAM/Faculdade de Americana recebeu neste domingo, dia 04 de novembro, cerca de 4,5 mil candidatos na edição 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.  Em Americana, a Instituição foi o único local de prova. Neste primeiro domingo de prova, os candidatos realizaram as questões de linguagens, ciências humanas e a redação. A duração do exame foi de 5h30. No próximo domingo, dia 11, as provas serão de química, física e biologia.       

A Faculdade de Americana recepcionou os candidatos com um espaço para relaxar antes do início da prova com massagens realizadas pelas alunas do Técnico em Estética da FAM, além da distribuição gratuita de água, sorvetes, barras de cereal e canetas.
Os primeiros alunos começaram a chegar por volta das 10h00 da manhã. Matheus Maneu, 17 anos, é estudante em Americana e chegou cedo para evitar problemas. “Achei melhor sair mais cedo, pois sempre tem bastante gente. Me preparei bem e agora é fazer a prova”, disse.
Cynara Lacerda, 17 anos, também chegou mais cedo para não perder hora. “Estou um pouco nervosa, mas a massagem me ajudou a acalmar um pouco”, disse.
Outros acabaram chegando no horário, mas não estavam com documentação exigida para a realização da prova. Este foi o caso de Leonardo Sertorio, que perdeu o documento de identidade. “Não fiz o boletim de ocorrência por perder o RG e acabei perdendo a prova. A sensação não consigo explicar, é ruim porque não vou conseguir alguns benefícios nas faculdades por não ter feito o ENEM”, comentou.
O professor de técnicas de redação, Pedro Panhoca, 32 anos, chegou fantasiado de gladiador e pronto para fazer a redação. “Sempre venho para ver como está a prova e também me testar e mostrar aos meus alunos pontos positivos e negativos na hora de fazer o ENEM. ?? uma forma também de incentivar os alunos”, disse.
O tema da redação, sempre esperado com grande ansiedade pelos candidatos, desta vez, chamou a atenção pelo nível de dificuldade. O tema deste ano foi: “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
Ana Paula Batistini, 19 anos, considerou as questões complexas e o tema da redação com grande nível de dificuldade. “Achei bem difícil. Na redação, eu acreditava em temas relacionados às fakes news”, comentou.
Já Vinicius Linhares, 17 anos, fez a prova pela primeira vez e considerou o tema da redação coerente. “Achei o tema da redação muito bom e que está em nosso dia a dia, achei bem relevante. Agora é esperar a próxima prova”, disse.
Para o gerente comercial e marketing FAM, Eryvelton Baldin o receptivo dos candidatos é crucial para acolher nesse momento importante na vida do jovem. “Para a FAM é um momento de exercer o seu papel de responsabilidade social contribuindo com a formação da futura geração de universitários”, disse.