Na última quinta-feira, dia 17 de novembro, aconteceu a cerimônia de encerramento das atividades do Projeto ???Teatro de Fantoches: oficina, workshop e apresentações??? que, ao longo ano, foi aplicado em 29 escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, beneficiando cerca de 840 crianças entre 3 e 11 anos.
Para que a aplicação do Projeto fosse possível, 30 professores da Rede Municipal de Ensino foram capacitados para utilizar os bonecos corretamente em sala de aula, otimizando o ensino de conteúdos pedagógicos por meio de fantoches. Os 30 professores das escolas participantes foram orientados pela arte educadora Fabiana Simioni. Entre os temas que foram trabalhados estão ???Educação no Trânsito???, ???Meio Ambiente???, ???Alimentação Saudável??? e outros assuntos que as escolas consideraram pertinentes.
Todos os fantoches são feitos na oficina de criação da ONG Grupo Primavera. Entre os personagens estão cachorro, avô, avó, motoqueiro, super-herói do trânsito, gotinha, alface e semáforo, que permitem aos professores abordarem temas específicos de maneira lúdica.
Segundo Geórgea Fernanda Nardy, diretora do CEFEMS Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré), o projeto superou as expectativas e o envolvimento dos professores participantes foi considerável. ???Foi uma grande alegria e uma grande satisfação desenvolver o projeto em parceria com o Grupo Primavera e a Honda, proporcionando atividades formativas para a contação de histórias a partir do uso de fantoches. Sabemos o quanto as histórias enriquecem o universo infantil e são fonte para o incentivo ao gosto pela literatura e leitura. Além disso, essa formação tão nobre abriu espaço nas unidades escolares para que os professores participantes fossem multiplicadores, estendendo as ações desenvolvidas no projeto a todos os demais das unidades nas quais atuam, proporcionando condições para que um número cada vez maior de alunos pudesse se beneficiar com tal projeto???.
O CEFEMS (Centro de Formação de Educadores Municipais de Sumaré) está localizado na Rua Ipiranga, número 316, no Centro de Sumaré.