De olho no mercado agro, principalmente com foco local e da região, a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) acaba de lançar o Curso Superior de Engenharia Agronômica. A novidade é um avanço na cidade, que agora possui outra opção aos interessados no ensino de qualidade. E para consolidar o início das aulas em 2019, já estão abertas as inscrições do vestibular pelo site www.fateppiracicaba.edu.br.
O vestibular especial do novo curso de graduação da Fatep ocorrerá no dia 8 de dezembro, das 14 às 17 horas. Para participar, basta doar um quilo de alimento não perecível que será entregue para uma instituição. A ação substitui o pagamento da taxa de inscrição e reforça o objetivo da Fatep em manter a cultura solidária entre os vestibulandos, seus alunos, funcionários e a direção.
A lista dos aprovados será divulgada nos dias 11 e 12 de dezembro na secretaria da Fatep e as matrículas estão marcadas para as seguintes datas: 13 e 14. As aulas terão início em 2019, no período noturno.
Entre os objetivos, o curso de Agronomia da Fatep visa atender a demanda dos mercados por profissionais qualificados para atuarem na agroindústria, agricultura e setores afins, com visão ampla e sistêmica, focada nas principais atividades e nas demandas regionais do setor.
Também propõe possibilitar aos alunos o crescimento pessoal integral, mediante o desenvolvimento do senso crítico e da percepção dos valores éticos e de cidadania, que se refletirão nas ações ligadas à administração dos recursos empresariais, na gestão de pessoas, nas ações de direitos e deveres do cidadão, de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o professor Marcos Antonio de Lima, diretor-mantenedor da Fatep, a matriz curricular despertará nos alunos a vocação empreendedora e científica, preparando para o mercado de trabalho. ???O curso de Engenharia Agronômica seguirá o conceito da Fatep, que investe no ensino baseado, também, em atividades extracurriculares, com visitas em empresas e, neste caso, nos setores agrícolas???.
O diretor comenta que os cursos da Fatep sempre buscam oferecer uma relação custo-benefício adequados à realidade econômica atual. ???Neste sentido, nosso curso de Engenharia Agronômica terá o valor mensal de R$ 1.091,00 (mensalidade com vencimento no dia 10) ou R$ 872,00 para pagamento até o quinto dia útil???, informa.
Ao oferecer o curso de Engenharia Agronômica, o diretor celebra a aprovação do MEC com nota 4. ???Nossos esforços envolveram todas as etapas exigidas e culminaram com este importante índice. Em breve, Piracicaba terá profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulados na identificação e resolução de problema em prol da sociedade???, diz.
CURRÍCULO
O Curso de Graduação em Agronomia terá dez semestres, num total 4.000 horas. Além disso, o aluno realizará estágio supervisionado, com carga horária de 160 horas e 80 horas de atividades complementares.
Os estudantes também poderão contar com o SAE (Serviço de Apoio ao Aluno), oferecido pela Fatep como auxílio na formação multidisciplinar. Trata-se de um trabalho realizado por uma psicóloga que atende com hora marcada quem possui dificuldades de aprendizado, emocionais e de relacionamento. Além de dar orientações nas questões profissionais e de estágio que auxiliam na organização e planejamento das suas carreiras profissionais.
No âmbito educacional, a Fatep oferece aos alunos, semestralmente, cursos de nivelamento aos sábados nas disciplinas de matemática, estatística, química, desenho, sem qualquer custo adicional.