A prefeitura de Americana divulgou na tarde desta sexta-feira um nota com esclarecimentos sobre a febre amarela. A situação está causando preocupação em toda população.  
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, em razão dos últimos óbitos ocorridos em surtos no estado de Minas Gerais, tem havido grande procura pela vacina contra a Febre Amarela. 
No entanto, vale ressaltar que a vacina N??O ESTÁ INDICADA para toda a população, visto que a transmissão da Febre Amarela tem ocorrido apenas em áreas silvestres e não no meio urbano.
Apesar de a vacina ser muito eficaz (confere imunidade em 95% a 99% dos vacinados), o vírus vacinal pode provocar eventos adversos graves e até fatais, como já notificados pelo Ministério da Saúde, sendo este um dos motivos para não se aplicar a vacina indiscriminadamente, mas de forma seletiva. 
Sendo assim, reiteramos que ela somente é recomendada às pessoas que irão viajar para áreas de risco de contágio, em regiões específicas do território brasileiro. 

ORIENTA????ES GERAIS:  A vacina é contra-indiciada em grupos com condições especiais: -Crianças menores de seis meses.-Portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna. -Pacientes infectados pelo vírus HIV com alteração imunológica -Pacientes em terapêutica imunodepressora: quimioterapia, radioterapia, corticoide em doses elevadas (equivalente a prednisona na dose de 2mg/kg/dia ou mais para crianças, ou 20 mg/dia ou mais, para adultos, por mais de duas semanas). -Gestantes, salvo em situações de alto risco de exposição, deverá ser analisada caso a caso.-Pessoas com história de uma ou mais das seguintes manifestações anafiláticas após dose anterior da vacina ou após ingestão de ovo: urticária, sibilos, laringoespasmo, edema de lábios, hipotensão, choque nas primeiras duas horas. 
Situações em que se recomenda o adiamento da vacinação:-Até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticoides em dose elevada. -Vigência de doenças febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou mesmo confundidos com os possíveis eventos da vacina. -Adiar a vacinação contra febre amarela, para as mães que estão amamentando bebês até que a criança complete seis meses de idade. -Pessoas com 60 anos ou mais (nunca vacinados ou sem comprovação da vacinação) deverão ser vacinadas somente após a avaliação do médico.
O Programa Nacional de vacinação não recomenda a aplicação simultânea das vacinas SCR/TETRA VIRAL e FEBRE AMARELA, é necessário um intervalo de 30 dias entre as vacinas.