A IOB Folhamatic, empresa de Americana, é parceira do Senac na formação de jovens profissionais por meio do Programa Aprendizagem. Dos 500 funcionários da empresa, 41% têm até 25 anos.
???O Programa Aprendizagem é um apoio importante na formação dessa mão de obra porque capacita o jovem a conviver com o ambiente corporativo???, diz Mariane Fernandes Martino, analista de recursos humanos da IOB Folhamatic.
A analista relata que assuntos como postura, higiene pessoal, organização, vestuário e até mesmo a forma de se comunicar são aprimorados durante as aulas no Senac. ???Vários estudantes que eram da primeira turma do programa estão conosco até hoje???, diz Mariane.
Atualmente no departamento de marketing da Folhamatic, Marina Pacheco Panuncio, de 21 anos, ex-aluna do Aprendizagem, afirma que o programa ofereceu a chance de ingressar no mercado de trabalho. ???Eu aprendi a ter responsabilidade e confiança, além de conhecer a estrutura de funcionamento de uma empresa???, conta.
Outro exemplo é Sthella Mariani Tajarol da Silva, de 18 anos, que também foi efetivada pela empresa após a passagem pelo Senac Americana. ???Você aprende a ser um profissional, pois temos aulas práticas como se estivéssemos na empresa. Agora, pretendo fazer uma faculdade???, afirma Sthella.
O universitário Igor Coli foi contratado pela Folhamatic antes mesmo de concluir o programa. ???O Programa Aprendizagem abriu as portas do mercado de trabalho para mim.???
Ele destaca o papel da tutora na orientação aos estudantes sobre a melhor forma de agir em determinadas situações. ???Existem hierarquia na empresa e também uma política interna, que dão as diretrizes da gestão e muitas vezes elas são diferentes das nossas expectativas. Antes eu ficava totalmente perdido, mas fui aprendendo e me tornando cada vez mais seguro???, explica Coli.
A docente do Programa Aprendizagem Daniela Cristina de Queiroz Pavan explica que o ambiente corporativo exige posturas e atitudes adequadas, que fazem parte do currículo do programa. ???Muitos deles nunca estiveram no ambiente de uma empresa???, diz.
A Lei Federal nº 10.097/00 e o Decreto nº 5.598/05 definem que as organizações de médio e grande porte considerem uma cota de 5% a 15% de seu quadro de funcionários para a inclusão de jovens aprendizes.
O Programa Aprendizagem dá o suporte às empresas para o cumprimento da legislação e também para a formação de mão de obra qualificada e comprometida com o sucesso da empresa. O programa é gratuito e, para 2014, o Senac Americana ofertará 300 vagas.
???O Programa Aprendizagem ajuda a revelar talentos que vão compor os futuros líderes das corporações???, afirma Sueli Miwa, gerente do Senac Americana.
Quem pode participar?
Podem participar do Programa Aprendizagem jovens de 14 a 24 anos que estejam frequentando escola regular ou com o ensino médio já completo. Os participantes também não podem interromper os estudos no período da capacitação. Empresas interessadas devem entrar em contato com o Senac Americana para inscrever seus jovens aprendizes. Informações no site do Senac: www.sp.senac.br/americana.