O período de estiagem em Sumaré começa oficialmente no dia 1º de Julho e segue até o dia 30 de Setembro. A Defesa Civil do município já programou para o próximo dia 10 a primeira Operação Estiagem 2013 por meio de uma ação educativa na região do Picerno (Jardim Lucélia e Rosa e Silva). O mapeamento do órgão municipal mostra que estes bairros são os mais suscetíveis aos prejuízos causados em razão do clima seco. 

O trabalho será realizado em cooperação com Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e também por equipes de agentes da Defesa Civil de outras cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Além destes bairros uma das áreas mais afetadas em Sumaré com o início da estiagem é o Horto Florestal.
A Operação Estiagem contará com monitoramento das áreas de mato alto, terrenos baldios, entulhos acumulados em terrenos públicos ou particulares. O principal objetivo desta ação coordenada é evitarincêndios, muitos mais suscetíveis no período da estiagem, e minimizar os efeitos do clima seco à saúde pública. 
A Secretaria de Obras, por meio do setor de Fiscalização do Setor de Posturas, fará uma operação importante notificando donos de áreas particulares que não realizam manutenção de terrenos baldios. A irregularidade pode acarretar multa de R$ 847,50.