A Ford já iniciou a produção do compacto Novo Ka para comercialização na rede de distribuidores da marca, formada por 435 lojas em todo o país. O novo hatch, produzido na fábrica de Camaçari, terá as vendas iniciadas no começo de setembro. A primeira unidade a sair da linha de montagem foi do modelo SE, na cor branco-ártico, com motor 1.0 TiVCT 12V Flex.
“?? uma dupla comemoração. Com a chegada do Novo Ka também completamos a renovação de toda a nossa linha no Brasil, que passa a ser 100% global”, afirmou Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos da Ford América do Sul.
Investimentos
A expectativa da marca com a linha não é modesta. A proposta é disputar a liderança do segmento de hatches compactos 1.0, além de sobressair entre os compactos com motor até 1.6.
Os investimentos da Ford no projeto do Novo Ka abrangeram vários setores do Complexo de Camaçari, o primeiro do Nordeste brasileiro. Incluíram a construção de um novo sistema de estamparia e aprimoramentos na linha de montagem e no sistema de pintura, à base de água, item de sustentabilidade importante na indústria automobilística.
Em Camaçari, também foi construída a primeira fábrica de motores da região Nordeste para a produção do inédito 1.0 TiVCT 12V Flex. Com três cilindros, duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape e 85 cv, ele é o 1.0, segundo a montadora, “o mais potente do mercado e também o mais econômico entre os carros dessa cilindrada com ar-condicionado”.
“Estamos empolgados em poder oferecer ao mercado um veículo com esse padrão”, afirmou Rogelio Golfarb.;