Um grupo de 14 gestantes, participantes do programa Mãe Americanense, realizado pela Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, teve a oportunidade nesta quinta-feira (27) de visitar a nova Maternidade do Hospital Municipal ‘Dr. Waldemar Tebaldi’. A iniciativa faz parte das ações do programa para proporcionar mais segurança e acolhimento às futuras mamães.
Durante a visita, elas conheceram as dependências da Maternidade, incluindo as salas de pré-parto, parto e pós-parto, além da estrutura destinada ao atendimento neonatal. As gestantes integram o território do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da Vila Mathiensen, atendidas pelo SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) prestado pelo SESPA (Serviço Social Presbiteriano de Americana),
A coordenadora da Maternidade, Sarah Guimarães, orientou as participantes sobre os procedimentos hospitalares, esclareceu dúvidas sobre o trabalho de parto e deu dicas para um parto mais tranquilo. “A visita à Maternidade fortalece a conexão entre as gestantes e o ambiente hospitalar, ajudando a reduzir a ansiedade e a preparar as futuras mães para esse momento tão especial”, disse a coordenadora.
Durante a 7ª edição do programa Mãe Americanense, as gestantes participam de diversas ações e dinâmicas durante um período de três meses, recebendo orientações sobre saúde, gestação, aleitamento materno, planejamento familiar e desenvolvimento humano. Ao final dos encontros, as participantes recebem gratuitamente kits de enxoval compostos de carrinhos de bebê, banheira, bolsa maternidade, roupas, fraldas, produtos de higiene, entre outros itens.
A ação contempla gestantes entre 14 e 22 semanas de gravidez, em acompanhamento pré-natal, moradoras de Americana há pelo menos um ano, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único. O programa Mãe Americanense, lançado em junho de 2023 pelo prefeito Chico Sardelli, é realizado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, CRASs e entidades parceiras do SCFV, com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.