Os moradores das cidades da região devem estar preparados. O Governo de São Paulo prevê instalar pedágios em três pontos da Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304): no quilômetro 122, em Americana; km 144, em Santa Bárbara, e km 154, em Piracicaba, em ambos os sentidos. A informação consta em documentos da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado sobre a concessão de rodovias estaduais da chamada Rota Mogiana.
A cobrança seria feita no formato Sistema Automático Livre, o chamado free flow, um modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras e por meio de tags nos veículos. A expectativa é de que a instalação dos pórticos de pedágio seja realizada a partir de novembro de 2026.
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O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) alega que o investimento é um “avanço na modernização da infraestrutura rodoviária”. O lote da Rota Mogiana inclui 385 km de rodovias em 19 municípios do Estado, cuja concessão é pelo prazo de 30 anos. Segundo o governo, o projeto prevê investimento de R$ 6 bilhões em duplicações, faixas adicionais, acostamentos e passarelas.
A iniciativa do Governo do Estado ainda precisa passar por audiências públicas para discussão com a população. De acordo com o Estado, a consulta pública sobre o projeto está aberta até 21 de março, permitindo a participação da sociedade na definição do modelo final. A publicação do edital está prevista para julho de 2025, com o leilão programado para novembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026.

Trajeto mais caro
Com a implantação dos pedágios, o trajeto diário de milhares de pessoas pela Luiz de Queiroz (SP-304) ficará mais caro. A rodovia é tida atualmente como uma avenida que corta os territórios urbanos de Americana e Santa Bárbara d’Oeste, além de facilitar a vida para Nova Odessa. Apensas entre Americana e SBO são 27 quilômetros de pista dupla, em ambos os sentidos.
A mobilidade pela Rodovia Luiz de Queiroz, tanto o acesso para a Rodovia Anhanguera (SP-330) como a ligação para Piracicaba ou para a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), é realizada pelos motoristas como uma forma de escapar do trânsito de bairros. Além de facilitar o caminho para Nova Odessa pela região da chamada Fazenda Velha.
O fluxo no trecho entre Americana e Santa Bárbara é intenso. Conforme dados do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), no ano de 2023 eram aproximadamente 62 mil veículos circulando todos os dias entre os quilômetros 120 e 131, em Americana, em ambos os sentidos. Já no trecho compreendido entre os kms 131 e 138, em Santa Bárbara, eram quase 41 mil veículos.

Sistema Free Flow
O novo modelo de cobrança de pedágio eletrônico sem barreiras (Free Flow) é muito mais conveniente e econômico, tanto para as concessionárias como o Governo. Além de não ter funcionários em cabines e no setor administrativo, não tem a presença física das impopulares sabines. A nova tecnologia é vista também como politicamente estratégica, uma vez que não gera o impacto visual negativo junto à população.
O sistema, que mais parece câmeras de monitoramento do que pedágio, estabelece que o motorista tenha até 30 dias após o registro para pagar a tarifa. Caso não efetue o pagamento, sofrerá infração de trânsito no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na carteira de motorista. Mesmo com a multa, o motorista precisa quitar o débito da tarifa de pedágio com a concessionária.
Um fato que tem ocorrido no sistema é a aplicação de milhares de multas aos condutores por evasão dos pedágios. Algumas concessionárias permitem que o pagamento seja feito por site oficial, pelo Whatsapp e também pelo aplicativo disponível tanto pra iOS quanto para Android. Quem tem tags do tipo Sem Parar, ConectCar e outras, recebe o valor debitado diretamente na conta. Já quem não tem, recebe a cobrança como se fosse uma ‘multa’, no endereço de registro do veículo.
Ainda não existem informações oficiais sobre os possíveis valores a serem cobrados na região. Para se ter ideia, a tarifa básica do pedágio Free Flow na Rodovia dos Tamoios (SP-99), a mais recente implantada, é de R$ 5,20 para veículos de passeio e utilitários com dois eixos. O valor é cobrado em ambos os sentidos da pista. A tendência é de que aqui seja próximo ou igual.
Movimentação política e o governo
Em gestões anteriores do Governo do Estado, principalmente de Geraldo Alckmin (na época, no PSDB), tentativas de instalar pedágios na região foram barradas por forças políticas. Com vereadores, prefeitos e principalmente deputados que exerceram pressão no governador. Resta saber se agora existirá algum tipo de movimentação política em Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa e até mesmo Sumaré para que isso não seja implantado.
Na gestão tucana de João Doria houve a implantação de 16 novos pedágios, do sistema tradicional, pra frente de Piracicaba. Foi o chamado trecho PiPa, que incluía 1.273 quilômetros de rodovias, entre Piracicaba, na região central do Estado, e Panorama, no extremo oeste paulista.
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