Pentacampeão mundial antecipado da Fórmula 1, Lewis Hamilton (ING/Mercedes) encerrou a temporada 2018 com vitória no Grande Prêmio de Abu Dhabi neste domingo. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) terminou em segundo lugar e Max Verstappen (HOL/Red Bull) fechou o pódio.
A prova deste domingo foi marcada por um sério acidente de Nico Hulkenberg (ALE/Renault) logo na segunda volta e quatro abandonos por problemas mecânicos: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), que se despede de sua equipe, e Marcus Ericsson (SUE/Sauber) e Esteban Ocon (FRA/Force India), que deixam a Fórmula 1. Mas o grande marco da prova é a aposentadoria de Fernando Alonso (ESP/McLaren), que terminou em 11º lugar.
O espanhol proporcionou um momento divertido ao ser questionado por sua equipe a cinco voltas do fim se os mecânicos deveriam fazer algo por ele, para que ultrapassasse e terminasse em décimo, somando pontos. “Eu tenho 1800 pontos, por que vou querer 1801?”. Na verdade, Alonso somou 1899 pontos na história da Fórmula 1.
As primeiras voltas marcaram dois abandonos de prova logo cedo. O primeiro foi um acidente assustador entre Hulkenberg e Romain Grosjean (FRA/Haas), em que o alemão se deu mal: seu carro capotou e pegou fogo, causando apreensão no circuito. Pouco depois, Raikkonen foi ultrapassado por Charles Leclerc (MON/Sauber) e identificou problemas mecânicos em seu carro que obrigaram a deixar a prova. Era a última corrida do finlandês pela Ferrari, pois ano que vem ele estará na Sauber.
Depois houve mais despedidas: Ericsson teve problemas mecânicos e precisou abandonar a corrida. Ele deixa a Fórmula 1 em 2018 por decisão de sua equipe, assim como Sergey Sirotkin (RUS/Williams), Ocon e Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren). O próprio Ocon também se recolheu aos boxes perto do fim da prova para abandonar a corrida por uma perda de potência e Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) foi o quinto a parar a seis voltas do fim. Problemas mecânicos outra vez.
Depois dos eventos, o pole position Hamilton trocou os pneus por supermacios e voltou à disputa pelas primeiras posições. Ele retomou a ponta na volta 34, após as paradas de Vettel, Verstappen e Ricciardo, que liderava até então. Vettel levou quase o dobro de tempo de Vestappen nos boxes, o que prejudicou seu rendimento na sequência da prova. A retomada de liderança do inglês se deu após uma leve chuva que caiu em alguns trechos do circuito, mas não chegou a molhar a pista.
Logo após Hamilton assumir a ponta e uma discussão ser aberta sobre ele ceder a vitória para Valtteri Bottas, o finlandês foi ultrapassado por Vettel na volta 35 e ameaçado por Verstappen e Ricciardo, que logo também passaram após o carro tocar no primeiro da Red Bull. Bottas precisou ir aos boxes. Na sequência, Vettel diminuiu a desvantagem em relação a Hamilton restando poucas voltas para o fim, mas não conseguiu a ultrapassagem.
Classificação final do GP de Abu Dhabi1 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes)2 – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)3 – Max Verstappen (HOL/Red Bull)4 – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)5 – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes)6 – Carlos Sainz (ESP/Renault)7 – Charles Leclerc (MON/Sauber)8 – Sergio Perez (MEX/Force India)9 – Romain Grosjean (FRA/Haas)10 – Kevin Magnussen (DIN/Haas)11 – Fernando Alonso (ESP/McLaren)12 – Brandon Hartley (NZL/Toro Rosso)13 – Lance Stroll (CAN/Williams)14 – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren)15 – Sergey Sirotkin (RUS/Williams)
Abandonaram: Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso), Esteban Ocon (FRA/Force India), Marcus Ericsson (SUE/Sauber), Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) e Nico Hulkenberg (ALE/Renault)