Os benefícios com a prática do karatê são muitos, principalmente para a melhor idade, quando o equilíbrio e a flexibilidade representam qualidade de vida e mais segurança.
Desde a fundação do Clube da Melhor Idade de Nova Odessa, em 2013, o karatê é uma das modalidades que permanece no quadro de atividades e sempre ganha novos adeptos. A aula acontece uma vez na semana, às segundas-feiras, das 14h às 15h. Atualmente, a turma conta com a participação de 20 alunas.
Para a professora Sayuri Viana, da tradicional academia Kyodo Kai, a aula com os idosos vai além dos movimentos, atingindo até os sentimentos. “Aqui é uma troca. Eu ensino os movimentos, a filosofia do karatê e recebo carinho e experiência de vida. As alunas são um exemplo de superação. Quando vejo a Nininha, por exemplo, no auge dos seus 85 anos, se dedicando aos exercícios, penso no quanto ainda tenho que aprender com a vida e os obstáculos que ela nos traz”, comenta.
A prática desta arte marcial tem sido um componente fundamental na modificação do estilo de vida dessas “karatecas da melhor idade”. “Elas estão reaprendendo a movimentar os membros e o corpo para frente e para trás, para cima e para baixo, de um modo livre e uniforme, com a segurança que a idade precisa. Durante a aula, eu trabalho também a concentração, rapidez de raciocínio, elasticidade, coordenação motora e fortalecimento muscular, o que as torna mais ativas, fortes e resistentes nas atividades cotidianas. Isso sem falar nos ganhos no que diz respeito a orientação espacial, a respiração e a mente, que também é muito trabalhada”, explicou Sayuri.
A aula de karatê não é exclusivamente feminina, apesar de hoje ser 100% frequentada por mulheres. Segundo a professora, os homens também podem e devem participar, pois os benefícios são muitos. Os interessados devem ir ao Clube da Melhor Idade, que fica na Rua Heitor Penteado, 199. Para se inscrever é necessário levar CPF, RG e comprovante de endereço. Mais informações através do telefone 3476-6053.