O inverno chega oficialmente nesta sexta-feira (21), às 12h54min, trazendo dias mais frios, a noite mais longa do ano e a época mais propícia à observação do céu. De acordo com o Observatório Municipal de Americana (OMA), o inverno é a estação mais longa do ano e isto é uma consequência da órbita elíptica da Terra aliada à velocidade da mesma ao redor do Sol, razão pela qual as estações têm durações diferentes.
De acordo com o astrônomo do OMA, Carlos Andrade, será registrada durante a estação a noite mais longa do ano e, conseqüentemente, o dia mais curto. A partir desta quinta-feira, os dias ficarão cada vez mais longos, até culminar com o Equinócio da Primavera, em 22 de setembro, quando a duração do dia e da noite se igualarão. Importante dizer que as estações do ano decorrem da inclinação do eixo de rotação da Terra (23°27???) sobre o plano de sua órbita. O fato não tem relação com a distância de nosso planeta ao Sol, que, de fato, se afasta e se aproxima num fenômeno absolutamente natural.
A mudança das estações do ano pode ser conferido em nossas próprias residências. ?? preciso observar que durante o ano o astro-rei ilumina de forma diferente a Terra, uma vez que o mesmo faz caminhos diferentes pelo céu. ?? somente por ocasião dos Equinócios ??? entrada do Outono e da Primavera ??? que o Sol nasce exatamente a Leste e se põe exatamente a Oeste.
Para a astronomia
A estação do Inverno é a mais celebrada pelos astrônomos, já que traz consigo noites propícias a observação do céu. Nesta época pontificam constelações contendo objetos de extraordinária beleza, como os aglomerados estelares ??mega Centauri (o maior do céu, com cerca de 1 milhão de estrelas) e o famoso Kapa Crucis, conhecido como ???a Caixinha de Joias???. Nesse Inverno terá início, ainda, os dois planetas mais bonitos vistos ao telescópio: Júpiter e Saturno.
O Oma é administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), as observações são gratuitas e acontecem as sextas-feiras, das 19 às 22 horas. O acesso é feito pela entrada do Jardim Botânico. Em noites nubladas ou chuvosas, as atividades são automaticamente canceladas e é proibido o acesso de crianças menores de cinco anos à cúpula do Observatório. O Jardim Botânico fica na Rua Itacolomi, 1.113, no Jardim Ipiranga e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3407-2985.