Reuters – O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou deflação de 0,11 por cento na terceira quadrissemana de julho, depois de subir 0,07 por cento no período anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.
O destaque ficou para o grupo Transportes, que recuou 0,80 por cento ante queda de 0,44 por cento no período anterior.
Nesta classe de despesa, o destaque ficou para o item tarifa de ônibus urbano, cuja variação passou de uma queda de 1,59 por cento para um recuo de 3,07 por cento.
O resultado ocorreu por conta da revogação do aumento das tarifas de transporte público em várias capitais após os maiores protestos de rua ocorridos no país em mais de duas décadas.
Com a inflação perdendo força com a ajuda dos transportes, o Banco Central deu continuidade neste mês ao ciclo de aperto monetário iniciado em abril passado, elevando a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual, a 8,50 por cento.
Na ata dessa reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na semana passada, o BC deixou claro que manterá o atual ritmo de aperto monetário para fazer a inflação declinar até 2014, reconhecendo que a depreciação do real ante o dólar é uma pressão inflacionária no curto prazo.