O presidente da Câmara barbarense, vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), visitou, hoje (17), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santa Bárbara d’Oeste. Além de conhecer as instalações dessa unidade, o parlamentar foi informado sobre a normalização do atendimento no período pós-pandemia, seja para consultas, exames e cirurgias eletivas.
De acordo com Leandro Abreu, gerente-administrativo do AME Santa Bárbara d’Oeste, desde o primeiro atendimento, os pacientes devem esperar, no máximo, três meses para a realização de cirurgia nesse local. O AME barbarense atende casos de cirurgia geral, dermatologia, urologia, cirurgia plástica, vascular e ortopedia (mãos). No momento, segundo ele, o atendimento está dentro do previsto, conforme pactuado com a Secretaria de Saúde do Município.
“No ano passado, zeramos a fila de Santa Bárbara d’Oeste em dermatologia”, afirmou Leandro Abreu, destacando que, apesar da pandemia, diferentes especialidades mantiveram o atendimento normal ao longo dos últimos meses, sendo suspensos apenas casos em que havia maior risco de contaminação para os pacientes. O gerente-administrativo do AME instalado no Município ressaltou, no entanto, que enquanto as demais especialidades estão com atendimento normal, há uma fila no setor de cirurgia plástica, em virtude da saída de um profissional, o qual será substituído em janeiro.
Os AMEs são unidades do governo estadual, criadas com o intuito de garantir mais rapidez ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes, contando com centro cirúrgico e hospital dia para pequenas e médias cirurgias. A unidade de Santa Bárbara d’Oeste atende pacientes de diferentes cidades da Região Metropolitana de Campinas, assim como pacientes do município, dependendo da especialidade médica, também são encaminhados para ambulatórios de Sumaré, Piracicaba ou até mesmo para outras cidades do Estado, de acordo com a demanda de cada unidade.