Neste sábado, a Câmara Municipal de Americana será palco da 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, conforme decreto municipal 11.850 de 2017. O evento é presidido pelo Conselho Municipal da Juventude de Americana, em parceria com a Unidade Municipal de Juventude, vinculada à Secretaria de Esportes.
O Objetivo da Conferência é promover diálogo entre diversos setores da sociedade sobre políticas públicas voltadas à juventude na cidade de Americana e, ao final, elegerá uma Comissão de Redação do Plano Municipal de Juventude a partir de demandas levantadas nas 28 escolas públicas com Ensino Médio, com representantes de entidades sociais e empresarias e do poder público. Toda a população está convidada a participar.
O evento será dividido em três momentos: ao meio-dia, cadastramento de delegados e leitura do regimento interno, às 13h30, discussão de demandas em onze grupos temáticos e, às 15h30, plenária com autoridades e representantes da sociedade civil.
“Americana precisa de um plano de políticas públicas voltado à juventude, de forma que se garantam os direitos básicos dessa população. Conversando com jovens de toda a cidade, podemos perceber essa necessidade de melhoria nos equipamentos públicos em todos os bairros”, comentou o presidente do CMJ Americana, Bruno Santos. O subsecretário municipal de Juventude, Juliano Astolfi, destacou “Como representante do poder público quero estar sempre aberto a receber as demandas da sociedade, precisamos promover mais diálogo e estar junto da população jovem”.  
Estão confirmadas participações de representantes do governo federal e municipal, do conselho nacional da Juventude, organizações da sociedade civil de Americana e diversas autoridades locais. Ao longo dos últimos meses o Conselho da Juventude tem recebido apoios diversos para a realização do evento:  Unisal, SOMA, CervBrasil, Open Mind English School, Conselho Municipal da Cultura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal sobre álcool e outras drogas, ACIA, Diretoria Regional de Ensino de Americana, Movimento Pula Catraca, Coletivo LGBT Crisálida, além das juventudes do PMDB, PRP, PV e PT, que possuem representação no CMJ Americana.