Os vereadores Leco Soares (Podemos) e Lucas Leoncine (PSD) se reuniram nesta terça-feira (18) com o presidente do Centro de Promoção à Cidadania da Pessoa com Deficiência Visual (CPC), Antônio Ventura Jr., a coordenadora da instituição, Silmara Pinheiro, a assistente social Rose Favarelli e a responsável pela comunicação, Mariela Vargas, para discutir demandas relacionadas à melhoria da mobilidade pelas vias públicas próximas ao centro.

Durante ao encontro, a equipe do CPC explicou que vem solicitando intervenção do poder público no trajeto entre o prédio da instituição, localizado na Avenida Bandeirantes, e o Terminal Metropolitano da Avenida Dr. Antonio Lobo, onde há uma série de obstáculos que interferem na segurança e autonomia das pessoas com deficiência visual.

“Estamos buscando investimentos que contribuam com os deficientes visuais, especialmente no trecho entre o terminal urbano e o CPC. A falta de equipamentos apropriados dificulta o deslocamento dessas pessoas”, disse Leco.

Ainda na reunião, houve apontamentos sobre trânsito frequente de usuários de drogas, descarte de resíduos sólidos em áreas públicas, falta de referências táteis, degraus desuniformes e semáforos sonoros inoperantes.

“O CPC é a maior referência em atendimento às pessoas com deficiência visual, por isso é importante que o poder público garanta condições mínimas de zeladoria nas calçadas e faça investimentos em semáforos sonoros e pisos táteis; um conjunto de ações que visam garantir dignidade e efetividade da cidadania aos usuários da instituição”, defendeu Leoncine.