O Projeto Lei Lucas teve início nesta segunda (05/08) e se estende até o dia 23 de outubro nas escolas municipais de Sumaré. Voltado para crianças e profissionais da Educação, num primeiro momento vai contemplar 1.336 alunos dos 4ºs anos, de várias unidades escolares espalhadas por todo o Município. A Lei nº 13.722/2018 – que obriga professores e funcionários de escolas a cumprirem curso de capacitação em primeiros socorros no primeiro atendimento, e estende também a obrigatoriedade aos profissionais da área do transporte escolar – está sendo adaptada para atender a este público-alvo, e visa salvar vidas nas escolas.
De acordo com estatísticas, cerca de 700 crianças morrem anualmente vítimas de sufocação, engasgamento ou asfixia – termos utilizados para caracterizar a dificuldade de respirar devido à presença de corpos estranhos na garganta.
Os trabalhos tiveram início nos períodos da manhã e à tarde, seguindo um cronograma das unidades escolares, e acontecerão toda segunda e quarta. Ao término da capacitação, a Secretaria de Educação vai emitir certificado de participação, tanto aos professores como para os alunos.
???Sumaré foi a primeira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a aprovar o projeto, e agora a Secretaria Municipal de Educação coloca em prática visando salvar a vida de nossas crianças nas escolas sumareenses. ?? fundamental que os professores e funcionários das escolas do município estejam capacitados para oferecer os primeiros socorros às crianças, e cooperem para o bem delas???.