Um mês após apresentar duas opções ao tenente coronel Harley Washington Ferreira, comandante do 16º Grupamento de Bombeiros do Interior, o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, anunciou a área escolhida pela corporação estadual para a instalação da nova Base de Bombeiros de Nova Odessa. Trata-se de um terreno municipal situado na Avenida João Pessoa, no Bosque dos Cedros, próximo ao cruzamento com a Avenida Ampelio Gazzetta.

Detalhes da parceria, bem como a confirmação da área definida, foram debatidos na quinta-feira (04/11) em reunião no Gabinete que contou com a presença do prefeito, do capitão dos Bombeiros Bruno César Penna Gobbo, do chefe municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, da secretária municipal de Obras, Miriam Lara Netto. O vereador Professor Antonio atua na viabilização desta parceria entre Município e Estado desde o início.

Leitinho adiantou que, na mesma área, a Prefeitura deve viabilizar futuramente a instalação de um “complexo de Segurança”, com as novas sedes da GCM (Guarda Civil Municipal) e também da Defesa Civil Municipal, pelo mesmo motivo: a localização quase ideal, que permite às viaturas das três corporações alcançarem praticamente todo o município com maior rapidez.

Em outubro, o comandante do Corpo de Bombeiros na região havia analisado cuidadosamente os dois terrenos indicados (o outro fica no Jardim Nossa Senhora de Fátima), anotando as características e vantagens de cada localização proposta, e ficado de indicar a área considerada a melhor para sediar a nova unidade da corporação estadual.

As tratativas para a eventual parceria entre Município e Estado para a instalação de uma base na cidade vêm desde fevereiro, quando Leitinho e Harley conversaram pessoalmente pela primeira vez e iniciaram os levantamentos e estudos de viabilidade necessários, incluindo a localização da área municipal mais adequada.

PRÓXIMOS PASSOS

Selecionada a área, a Prefeitura vai proceder agora com todas as análises jurídicas para sua cessão à corporação, a realização de uma consulta pública sobre sua desafetação (nova finalidade), bem como para finalizar o projeto técnico para a eventual licitação da obra e buscar recursos para financiá-la. Em seguida, deve ser assinado o convênio definitivo com o Governo do Estado.

A previsão da corporação é que, finalizando toda a parte de análise estrutural e avalição de documentos legais, as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre e a unidade inaugurada ainda no primeiro semestre de 2022.

Pelo modelo de parceria proposta, a corporação estadual vai enviar ao município dos dois veículos (um caminhão motobomba e uma unidade de resgate) e uma equipe com 14 bombeiros militares. O Estado pagaria salários e benefícios de seus próprios bombeiros. Já a construção do prédio, bem como o custeio das atividades, vai ficar a cargo da Prefeitura – que pode buscar também apoio junto à iniciativa privada, que tem interesse em ter uma unidade local em função da redução de valores de seguros industriais, por exemplo.

“É o suficiente para atender à grande maioria das ocorrências de uma cidade como Nova Odessa”, garantiu o capitão Gobbo. “Será sem dúvida uma excelente conquista para a nossa população e também para os nossos empresários, que terão a garantia de um atendimento emergencial ainda mais rápido por parte do Corpo de Bombeiros estadual”, comentou Leitinho.

Atualmente, Nova Odessa conta com um grupo de bombeiros voluntários, sem vínculo com a corporação estadual ou com a Prefeitura, e com equipes para resgate e remoção de feridos leves da Secretaria Municipal de Saúde – além da equipe da Defesa Civil Municipal. Casos mais graves, no entanto, demandam o acionamento da corporação estadual, cujas unidades mais próximas ficam sediadas em Americana e Santa Bárbara d’Oeste.