O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre serviço de videomonitoramento analítico no município. No documento, o parlamentar explica que o vídeo analítico é um tipo de IA (Inteligência Artificial) que analisa as imagens e detecta, automaticamente, situações suspeitas ou eventos fora do padrão de comportamento, e menciona o programa SmartSampa, desenvolvido pela prefeitura de São Paulo, que utiliza equipamentos com algoritmos avançados e que geram alertas inteligentes capazes de identificar atos de intrusão, vandalismo e furtos.
“Nós temos uma central muito efetiva já instalada na cidade de Americana, com videomonitoramento, porém estamos buscando informações sobre a possibilidade de implantarmos tecnologias que garantam ainda mais eficiência, não só para a segurança pública, mas também para casos de pessoas desaparecidas ou outros tipos de monitoramentos que melhorem o funcionamento dos serviços públicos em Americana”, aponta Lucas.
O autor pergunta se há viabilidade tecnológica para uso de equipamentos de videomonitoramento com as mesmas funções do programa desenvolvido na cidade de São Paulo; se há estudos ou planos para implantação desse tipo de serviço na cidade; e se a implantação de videomonitoramento analítico poderia aprimorar as ações da Guarda Municipal de Americana na garantia da ordem pública.
Leoncine pede, ainda, estudo de estudo de viabilidade de implantação de videomonitoramento analítico, com uso de inteligência artificial, no município de Americana. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (1). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.