O vereador Lucas Leoncine (PSD) protocolou um projeto de lei na secretaria da Câmara Municipal de Americana propondo a criação da semana municipal de tratamento e prevenção de feridas crônicas.

No documento, o parlamentar explica que as feridas crônicas estagnadas, além de trazerem um grande sofrimento para pacientes e seus familiares, representam grandes custos econômicos e revelam-se desafiadoras para os profissionais de saúde que, muitas vezes, desconhecem opções terapêuticas eficazes.

Explicação de Leoncine sobre o projeto

“O intuito do projeto é termos esse momento para promover debates e levar informações corretas para os pacientes, os profissionais de saúde e toda população; em conjunto podemos ampliar as opções terapêuticas disponíveis e informar sobre as formas de acesso ao sistema de saúde”, defende.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP 

O autor estabelece, no projeto, que as ações educativas poderão acontecer através de palestras, seminários, conferências, cursos e oficinas, durante a segunda semana do mês de março.

O projeto será encaminhado às comissões permanentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.

Leoncine quer semana das feridas; Leco infos sobre legoterapia

Leco Soares pede informações sobre métodos de legoterapia nas escolas municipais 

O vereador Leco Soares (Podemos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre alguns métodos utilizados nas escolas municipais, como legoterapia e terapias lúdicas, voltados aos alunos com TEA Transtorno do Espectro Autista.

 

De acordo com o parlamentar, alguns métodos lúdicos utilizados para auxiliar crianças com autismo, quando aplicados junto a profissionais, trazem benefícios essenciais que auxiliam no desenvolvimento competências como a colaboração, a comunicação e o pensamento simbólico.

 

“Terapias lúdicas procuram ajudar as crianças com autismo a superarem os seus desafios, baseando-se nos seus interesses para expandir a comunicação, a imaginação e as habilidades sociais”, aponta Leco.

 

O autor pergunta se existem escolas que utilizam o método “legoterapia” ou outras terapias lúdicas voltadas aos alunos com TEA. Em caso de resposta positiva, questiona quais escolas usam desses recursos, especificando quais terapias lúdicas são utilizadas.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (18). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.

Leia + sobre partidos política regional