O MAC Americana exibe na terça-feira, dia 20 de novembro, mais um filme do Programa Pontos MIS, parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Será exibido o documentário ???Sintonizah ??? a extensão das ondas do rádio???, que aborda a relação entre as cenas de reggae do Maranhão e da Jamaica. A sessão começa às 19h30, com entrada gratuita. O MAC fica no CCL (Centro de Cultura e Lazer), à Avenida Brasil, nº 1.293, Jardim São Paulo.
Por acidente, as ondas de rádio jamaicanas atravessaram o mar do Caribe e trouxeram o reggae ao Brasil, sintonizado nas rádios do Maranhão. O documentário ???Sintonizah??? embala o espectador em uma viagem entre Kingston, na Jamaica, e São Luís do Maranhão para transmitir as emoções de quem vivencia o reggae e revelar como a cultura maranhense incorporou o gênero musical e transformou a cena local na “Jamaica Brasileira”.
O filme traz entrevistas com diversos músicos jamaicanos e também com pesquisadores e músicos brasileiros, como os integrantes da banda Tribo de Jah, além de uma visita ao Studio One, lendário estúdio de gravação onde ícones do reggae, como Bob Marley and The Waillers, gravaram seus principais discos.
Consciência Negra ??? Em novembro, todos os filmes exibidos nos projeto Pontos Mis e Cineclube Estação trouxeram uma reflexão sobre o papel do negro na sociedade. Além de ???Sintonizah???, estiveram na programação produções como ???Branco sai, preto fica???, ???Estrelas além do tempo??? e ???Triunfo???.
E a Biblioteca Municipal abriga, até 14 de dezembro, a exposição ???Ubuntu: sou porque somos???, com trabalhos artísticos feitos por alunos do 4º e do 5º ano do Ciep ???Prof. Octávio César Borghi???, do bairro Cidade Jardim. Composto por leituras e releituras práticas, os trabalhos foram inspirados na arte negra e afro-brasileira (grafismos, estamparia, pinturas faciais e corporais e máscaras) e nos artistas negros brasileiros, mesclando estilos e técnicas, reaproveitando materiais recicláveis.