O deputado federal Vanderlei Macris (PSDB-SP) se reunirá na manhã desta terça-feira (28) com o presidente da República, Michel Temer, para apresentar o Trem Intercidades. A audiência, com a participação do secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, representando o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Cauê Macris, será às 11h30 no Palácio do Planalto.
O Trem Intercidades, projeto do Governo Alckmin, prevê ligar São Paulo às cidades de Americana, Santos, Sorocaba e Pindamonhangaba. O trecho prioritário e que se reivindica a implantação é a linha que liga Americana à capital, por ter a maior demanda avaliada.
O percurso terá 135 quilômetros, 9 estações e quantidade diária de passageiros estimada em mais de 60 mil usuários.
De acordo com o secretário Pelissioni, em reunião na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Federal, no último dia 13, a administração estadual pretende ainda atrair outros 2,5 milhões de cidadãos para o transporte sobre trilhos nos próximos cinco anos.
As autoridades e representantes da Empresa de Planejamento e Logística SA (EPL), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes consideraram importante o Trem Intercidades para o Estado de São Paulo e para o país. Tanto que o secretário do PPI, Henrique Pinto, disse entender ???esse projeto como uma oportunidade histórica??? para o transporte, em especial para a população. Assim, foi criado um Grupo de Trabalho destes órgãos para se aprofundarem no planejamento.
???Este é o momento chave para viabilizarmos o Trem Intercidades. E o presidente Temer pode marcar o seu governo com a retomada deste importante projeto, que beneficiará a vida dos cidadãos e a Região de Campinas???, considerou o deputado Macris.