Idealizado pelo fotógrafo de moda e designer gráfico Gustavo Chams, o “Brazilian Spring” é um movimento visual que se propõe a expor os problemas sociopolíticos brasileiros para o mundo. A primeira campanha do movimento, “Give Your Flowers”, contou com a participação de pessoas de diversos lugares, incluindo China, Canadá, Holanda, Líbano, Filipinas, Hong Kong, Suécia, entre outras.
“Eu criei esse projeto porque percebi que fora do país, mesmo que alguém discorde de você, em uma conversa no bar, por exemplo, eles sabem sobre assuntos polêmicos como Iraque ou o que se passa na Turquia, mas ninguém nem imagina o que acontece no Brasil, e isso inclui pessoas muito bem politizadas”, comentou Chams.
O criador explica que o projeto nasceu dentro da Visual College of Art and Design, em Vancouver, no Canadá, em uma série de retratos para trazer reconhecimento internacional as dificuldades brasileiras.
“Assim que a mensagem começou a se espalhar, o projeto começou a crescer, ganhando suporte de incríveis artistas, como designers, artistas performáticos e fotógrafos, que abraçaram a causa e ajudaram a levantar o projeto para o tamanho atual”, explica Chams no site oficial do movimento.
A idéia é “plantar” a “Primavera Brasileira” através da arte. O nome faz uma referência à “Primavera dos Povos de 1848”, onde diversos povos de países europeus iniciaram um processo revolucionário buscando a liberdade e direitos civis.
Todos os envolvidos no projeto ajudam de forma voluntária, visto que é uma campanha não-lucrativa. A hashtag #brazilianspring está sendo difundida para aumentar a visibilidade do projeto através da internet. Para maior acessibilidade em diversos países, o site do movimento está traduzido em sete línguas diferentes.
SERVI??O
#brazilianspring
http://brazilianspring.com/about/
https://www.facebook.com/brazilianspring
https://www.instagram.com/brazilianspring/