Dando continuidade ao projeto ???Comemorando e Preservando???, a Secretaria de Meio Ambiente está divulgando o Dia do Rio Piracicaba, comemorado no domingo, 15 de Abril.

O rio Piracicaba atravessa uma das regiões mais antigas de ocupação do Estado de São Paulo. O rio Piracicaba forma-se no Município de Americana na foz dos rios: Jaguari e Atibaia. Seus afluentes no município são: Córrego Suzigan, Córrego da Gruta, Córrego Parque das Nações, Ribeirão Quilombo, Córrego Máxi Água, Córrego Bertini e Córrego do Distrito.
A bacia hidrográfica do rio Piracicaba estende-se por uma área de 12.531 km², situada no Sudeste do Estado de São Paulo e Extremo Sul de Minas Gerais. O rio Piracicaba nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari, no município de Americana. Após atravessar a cidade de Piracicaba, recebe as águas de seu principal afluente, o rio Corumbataí. O rio Piracicaba percorre 250 km de sua formação até a sua foz no rio Tietê, entre os municípios de Santa Maria da Serra e Barra Bonita.
O Piracicaba possui diversos meandros, que transformam o leito em sinuoso, porém tranquilo, apto para a navegação de embarcações de menor porte após a cidade de Piracicaba. Seus meandros são a origem do nome do rio, que em tupi significa ???lugar onde o peixe para???.
As bacias hidrográficas dos riso Piracicaba, Atibaia e Jaguari localizam-se numa das regiões mais desenvolvidas do Estado de São Paulo, abrangendo importantes municípios paulistas como Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Americana, Atibaia, Santa Bárbara d??? Oeste e Piracicaba.
Lembrando que, esse manancial é de extrema importância para o município de Americana, sendo a única fonte de captação para o abastecimento público  dos habitantes do município.
Ajude a preservá- lo! Denuncie descartes irregulares e queimadas, através dos telefones: 3471-7770 (Secretaria de Meio Ambiente), 3408-8220 ou 153 (GAMA) ou pelo 3475-9024 (SAC).