O empresário e presidente da LBF ??? Liga de Basquete Feminino, Ricardo Molina, recebe nesta sexta-feira (22) o título de Cidadão Americanense. O honraria é destinada à pessoas que prestaram relevantes serviços ao município. A cerimônia de entrega será realizada no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, localizado na Praça Divino Salvador, no bairro Girassol, a partir das 19h30.
Na ocasião também receberá a honraria o Senhor Ozanini Mario Rosineli, proprietário da rede de lojas Zanini. Ambas homenagens são de iniciativa do vereador Thiago Martins (PV).
Sobre o homenageado:Natural da cidade de Estrela d´Oeste, Ricardo Molina Dias nasceu no dia 31 de julho de 1977. ?? o mais novo de 3 irmãos. A mais velha é Maria Andrea Dias, professora e Cláudio Molina Dias, engenheiro civil. Casado com Aline Frizollo Dias e pai do pequeno Enrico, de 2 anos.
Seus país, que até hoje residem em Estrela d´Oeste, sempre se preocuparam com a conduta pessoal e educacional de seus filhos. Dr. Domingos Dias, dentista, a inspiração esportiva e a mãe, Maria do Carmo Molina Dias, a inspiração educacional, como tal, professora doutora.
Desde muito cedo Ricardo Molina desenvolveu uma ligação muito forte com esportes. Assim como o pai, foi goleiro, mas também jogou vôlei e como profissional teve a oportunidade de representar a cidade de Jales em campeonatos estaduais de basquete.
Do esporte carregou a intensidade da competitividade, o respeito ao adversário e o entendimento da importância do trabalho em equipe para se obter bons resultados e alcançar os objetivos. Nunca desistir, talvez essa seja a sua marca mais forte.
Aos 14 anos deixou a cidade de Estrela d’Oeste para se dedicar ao sonho de jogar basquete. Por dois anos morou em republica de atletas em Jales. Por lá aprendeu a conviver com as diferenças e principalmente o lidar com o esforço de compartilhar estudo e esporte.
Com 17 anos de Jales foi para Santa Bárbara d´Oeste e iniciou a faculdade de Engenharia de Produção. Em 1998, ainda cursando a faculdade, fixou residência em Americana. Frequentou até 2006 a pista Americana x Paulínia, onde começou sua carreira profissional. Dedicou muito tempo aos estudos e em:
* 1999 se formou em Engenharia de Produção (UNIMEP);
* 2005 concluiu a pós graduação em Gerencia da Produção (UNIMEP);
* 2004 concluiu a pós graduação em Logística Empresarial (MACKENZIE);
* 2008 concluiu pós graduação em Gestão Comercial (GETULIO VARGAS);
* 2009 concluiu pós graduação em Marketing em Serviços (FIA _ USP);
* 2012 formou-se Corretor de Seguros todos os ramos (FUNENSEG).
Ricardo se tornou um grande Executivo, especializado em grande negociações, gestor de área de negócios, marketing, produtos, responsabilidade social. Habilidade comercial e foco em resultados através de metas e objetivos. Experiência na gestão de projetos esportivos de grande porte e marketing esportivo.
No final de 2006, ingressou na cooperativa de saúde Unimed de Santa Bárbara d´Oeste, Americana e Nova Odessa. E foi na Unimed que Ricardo desenvolveu trabalhos importantes nas áreas social e esportiva para a cidade de Americana. Em 2007 a escolinha de basquete feminino, que assistia crianças de 7 a 12 anos e foi reconhecida internacionalmente, passou de 500 para 1.100 apenas na cidade de Americana.
Também foi em sua gestão como presidente da Associação Desportiva dos Funcionários e Cooperados da Unimed ???ADCF, que a equipe adulta de basquete feminino, que representava a cidade nacionalmente, saiu da inatividade de três anos e começou a ser reconstruída.
Sempre ansioso, viu o início deste processo ser muito penoso e através do basquete feminino, enfrentou grandes dificuldades para devolver à Americana o seu lugar de destaque no esporte. Mas o reconhecimento do árduo trabalho veio em forma de conquistas e em 2014 a equipe sagrou-se campeã em 85% dos títulos disputados.
Em setembro do mesmo ano, partiu para o novo desafio profissional. Criou o Grupo Clarian, Nome escolhido para homenagear os dois irmãos (“Cla” de Claudio, “Ri” de Ricardo e “An” de Andrea). Curiosamente o barco em que seu pai levava os três para pescar tinha o mesmo nome.
Por acreditar que a política é uma importante ferramenta de transformação na vida das pessoas, em 2018 Ricardo Molina disputou pela primeira vez uma eleição, conquistando 21.312 votos para deputado federal.