Mais um presente ao bicentenário de Santa Bárbara d’Oeste. O Museu da Imigração foi contemplado pelo Edital de Modernização de Museus ??? Prêmios do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) ??? no valor de R$ 100 mil. Dos 28 projetos selecionados em todo o Brasil, o Município foi o quarto escolhido. ?? a primeira vez que Santa Bárbara d’Oeste ganha um edital da autarquia. O projeto foi elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
Entre os selecionados, por ordem de classificação do 1º ao 10º colocado, estão a Fundação Cultural Ema Gordom Klabin (SP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (SP), o Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (SP), Prefeitura Municipal de Santa Bárbara d’Oeste com Museu da Imigração – 30 anos, Universidade Católica de Pernambuco (PE), Associação dos Amigos da Arte Popular Brasileira (RJ), Instituto Tomie Ohtake (SP), Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC (SP), Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea (AL) e a Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira Educação (PA).
Para receber esse prêmio, a Administração do prefeito Denis Andia realizou uma série de ações, desde 2016, no Museu da Imigração também para atender o edital. Entre algumas delas, houve a execução das obras de modalidade, digitação do acervo museográfico em VHS, montagem da exposição “Museu da Imigração ??? 30 anos”, visitações guiadas a alunos com apoio da Secretaria Municipal de Educação e pesquisas e abertura de um canal na plataforma YouTube com o conteúdo das fitas digitalizadas, além da disponibilização de um funcionário interprete em libras e com domínio do idioma inglês.
Com o valor, a Prefeitura realizará diversas melhorias no Museu, entre elas, a substituição do sistema de instalações elétricas e iluminação, adaptações de segurança, modernização e climatização do espaço expositor e capacitação dos funcionários em Educação Patrimonial.
O objetivo do edital é apoiar iniciativas voltadas à preservação do patrimônio museológico, implementadas por instituições museológicas ou mantenedores de museus constituídos como pessoas jurídicas de direito público estadual e municipal e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural.