A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), inicia na segunda-feira (13) o mutirão de limpeza na região do bairro São Domingos. Os moradores deverão colocar nas calçadas materiais inservíveis, como móveis, sofás, madeira, entre outros. A partir das 7 horas, dois caminhões e a equipe de retirada de volumosos da Sosu irão passar nas ruas do bairro recolhendo os materiais descartados.
O trabalho tem o objetivo de evitar o acúmulo de lixo e entulho em áreas públicas, terrenos baldios e quintais, evitando a proliferação de baratas, ratos, escorpiões, mosquitos, entre outros. ???Os mutirões de limpeza são realizados durante todo o ano na cidade e agora chegou a vez da região do São Domingos. Temos ainda o suporte de sete ecopontos para o descarte de materiais inservíveis, mas a conscientização da população é fundamental para que as vias permaneçam limpas, livres de sujeira, como criadouros do mosquito da dengue. Executamos um trabalho permanente na cidade. ?? uma das prioridades do prefeito Omar Najar e contamos com a colaboração dos moradores???, disse o secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves.
Após o São Domingos, o mutirão de limpeza vai se estender aos bairros Parque das Nações e Morada do Sol e Santa Maria, Jardim Lizandra e Guanabara.
Para o descarte correto de materiais, a cidade disponibiliza 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis e sete ecopontos nas regiões do Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209), Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327) e Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110). As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas.