O sistema de videomonitoramento de Nova Odessa completou hoje, dia 10 de janeiro, três meses de funcionamento das câmeras. Dados da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar apontam que, neste período, 60% dos veículos roubados ou furtados foram recuperados.

Oficialmente inaugurado no mês passado, o sistema além de identificar veículos roubados e furtados, também registrou ???saidinha de banco???, roubo com lesão corporal e disparo de arma de fogo (sem vítima). Segundo os registros da Guarda Municipal, dos 359 veículos roubados e furtados, 214 já foram recuperados e outros 145 ainda estão sendo monitorados.

Os modelos de veículos que mais disparam nas estatísticas de roubo e furto são carros de modelo Gol e motos CG 125 e CG 150. Os bairros com maior índice de roubos são Triunfo, Klavin e região Central, que além de roubo também têm registros de furtos.

Segundo a GM, o sistema de videomonitoramento também registra o número de veículos roubados nas cidades vizinhas como Americana, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor. Foram lançados no sistema o total de 495 veículos furtados e 269 roubados. Desse montante, 463 foram recuperados – o equivalente a 60%.

De acordo com a Guarda Municipal as câmeras fazem o reconhecimento dos caracteres das placas dos veículos e acionam o alarme quando um veículo roubado passa por uma das câmeras do sistema de videomonitoramento. Para garantir ainda mais efetividade nos trabalhos, o software também é capaz de fazer o reconhecimento parcial dos caracteres, facilitando a abordagem.