Em Nova Odessa 1.018 pessoas dos grupos de riscos tomaram a vacina contra gripe, somente no Dia D da campanha, realizado no sábado (4). O dado representa 10% do público-alvo, estimado em 10 mil pessoas. A Secretaria de Saúde abriu três postos para o atendimento público nas nas unidades básicas de saúde 1 (Centro) e 5 (Jardim Alvorada), além da unidade de acesso avançado (Jardim São Francisco).

De acordo com a Unidade de Saúde e Vacina, órgão ligado a Vigilância Epidemiológica, desde o início da campanha em 10 de abril, 5 mil pessoas, que correspondem a 50% do público-alvo total, já foram imunizadas. A vacinação segue até 31 de maio.

“Mesmo quem não compareceu no Dia D, ainda pode procurar as nossas unidades básicas. O importante é se vacinar para ficar protegido contra três tipos de vírus em circulação, o H1N1, o H3N2 e o tipo B. Além disso, a vacina é gratuita e não causa gripe, ao contrário do que dizem”, destaca o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

GRUPOS. Podem ser vacinadas todas as pessoas incluídas nos grupos de risco definidos pelo Ministério da Saúde. São crianças de seis meses a 5 anos e 11 meses, grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto) idosos, professores, trabalhadores da área de saúde, presos, funcionários do sistema prisional, jovens que cumprem medidas socioeducativas, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Para imunizar essa população em todo o Brasil, o Ministério investiu R$ 968,9 milhões na aquisição de 64 milhões de doses de vacina neste ano.
 

ONDE TOMAR A VACINA DURANTE A SEMANA

> Atendimento da UBS 2: Avenida Carlos Botelho, 3, no Centro

> Atendimento da UBS 3 e 5: Rua das Imbuias, 65, no Jardim Alvorada

> Atendimento da UBS 1 e 6: Rua Emygdio Pierozzi, 300, no Jardim Novos Horizontes

> Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65, no Jardim São Francisco