Representantes da Coden, Câmara de Nova Odessa e do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) se reuniram em maio para discutir e iniciar um Plano de Segurança Hídrica. 
Com iniciativa do presidente da CM, Vagner Barilon (PSDB), eles discutiram parâmetros para criar um programa de sustentabilidade hídrica do município. No último dia 12, o grupo voltou a se encontrar e avançaram um pouco mais nos trabalhos. 
Eles analisaram o estudo feito nestes dois meses. Algumas coisas ainda serão alteradas e despois disso será criado um Plano de 24 meses. O objetivo é o de garantir um melhor abastecimento, visando o crescimento e desenvolvimento da cidade. 
Este Plano tratará sobre a recuperação de nascentes e a recarga d´água do lençol freático. Também será vista a qualidade das águas das represas. Visa ainda uma possível campanha de preservação, além de analisar o impacto com a instalação de novas empresas, dos condomínios residenciais e industriais localizados próximos das reservas de abastecimento de água.
Ficou constatado que Nova Odessa tem potencial para preservar as nascentes do município, com o intuito de garantir a qualidade e quantidade da água que é disponibilizada para o abastecimento da população.