O Esporte em Nova Odessa terá em 2018 um ano de bastante trabalho e projetos voltados principalmente aos jovens, assim como a conclusão de reformas de espaços públicos e o início de benfeitorias em equipamentos esportivos na cidade. O secretário municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Levi Rodrigues Tosta, assumiu a função em dezembro e está planejando as ações e iniciativas para o ano inteiro.

Com experiência de vida na área esportiva, Levi esteve à frente da pasta entre julho e setembro do ano passado. Em seguida, retornou ao posto de vereador e desde dezembro assumiu em definitivo o comando do setor. “Agora iniciamos o ano com todo um planejamento e a equipe trabalhando em prol do Esporte”, ressalta. “Com os pés no chão, vamos trabalhar com a estrutura que temos”, pondera.

O secretário cita que o momento econômico do país não permite grandes investimentos por parte do Município, mas nem por isso deixará de realizar o trabalho com o máximo empenho. “?? fato que todas as Prefeituras enfrentam limitações orçamentárias devido à falta de arrecadação. Mas estaremos buscando usar a criatividade e parcerias para fazer as coisas acontecerem”, sinaliza Levi Tosta.

Uma das prioridades para o ano será investir em iniciativas esportivas que envolvam as crianças. “Vamos melhorar, dando um foco, nas modalidades praticadas pelas crianças”, confirma o secretário, que estuda, por exemplo, alternativas para voltar com as ‘escolinhas de futebol’. “Vamos fazer os campeonatos de futebol sub-12, sub-14 e sub-16. Tanto de campo quanto no salão, com o futsal”, acrescenta.

Levi Tosta diz que, do mesmo modo, a Secretaria de Esportes manterá atenção para outras modalidades fortes no município, como handebol, vôlei e basquete. “Teremos também o olhar para essas outras atividades de grande importância”, garante. “O foco será mesmo nas crianças e adolescentes, os jovens em geral. Contando com os nove professores concursados que temos”, reforça.

Os tradicionais Campeonatos Municipais de Futebol Amador e Veteranos serão mantidos, assim como o vitorioso trabalho com o vôlei adaptado, desenvolvido em parceria com o Clube da Melhor Idade. “Os idosos estão muito bem assistidos nas modalidades esportivas”, destaca. O secretário cita que em março ocorre a etapa do Jori (Jogos Regionais do Idoso), competição que reúne milhares de competidores.

“Vamos participar novamente com várias modalidades, incluindo o campeoníssimo vôlei adaptado masculino”, destaca Levi Tosta. A equipe novaodessense é bicampeã do Jori Regional, campeã do Jori Estadual, tricampeã da Copinha de Águas de São Pedro e campeã da APV de Pirassununga. “Mais importante que competir e vencer, são os idosos tendo qualidade de vida”, completa.

Equipamentos – O secretário de Esporte, Lazer e Cultura trabalha com a previsão de entrega, ainda no primeiro semestre, da reforma completa do Ginásio do Jardim São Jorge. O local recebe investimentos de R$ 599,2 mil, com a reformulação total da fachada, ganhando cobertura e pilares com gradil fixo. Além disso, a pintura interna e externa toda refeita, assim como banheiro adaptado e ampliação da quadra.

Em breve, o secretário ainda deve inaugurar a Praça Esportiva “Valentim Martins”, localizada no bairro Jardim dos Lagos 1, com três espaços esportivos para a prática de quatro modalidades: vôlei de quadra e de areia e futebol de salão e de areia. “Não houve recursos aplicados pela Prefeitura, mas é um espaço de uso público e construído como contrapartida exigida da Prefeitura ao loteador”, explica.

Levi Tosta afirma que irá se empenhar ao máximo para corresponder ao convite feito pelo prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. “Agradeço ao prefeito Bill pela oportunidade de estar à frente da pasta e poder contribuir com o Esporte de Nova Odessa”, enaltece. “Esporte e Cultura, além da Educação, andam juntos na formação do cidadão”, finaliza.