Parte dos recursos do Fundo Municipal de Preservação dos Recursos Hídricos, em Nova Odessa, poderá ser utilizada para a implantação de ações de recuperação e preservação das nascentes da Bacia do Sistema Recanto, o principal manancial de abastecimento do município. O vereador e presidente da Câmara, Vagner Barilon (PSDB), busca apoio técnico do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) no projeto.
Após se reunir com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e o diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), Ricardo Ongaro, na última sexta-feira (dia 22) Barilon esteve com o pesquisador e especialista em produção de água Rinaldo Calheiros, no setor de Irrigação e Drenagem do IAC. A ideia do vereador envolve também parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.
O objetivo é desassorear as nascentes, reflorestar o entorno delas e instalar equipamentos ??? do tipo Calha Parshall ??? para acompanhar a produção de água durante um determinado período. Também visa à recuperação das estradas rurais que permeiam a Bacia Recanto, por ser uma fonte de degradação dos recursos hídricos. ???São práticas de conservação e produção de água???, resume Barilon.
Idealizado por Barilon e criado no final de 2014, o Fundo Municipal para a Preservação dos Recursos Hídricos tem a finalidade de proteger e recuperar os mananciais de interesse municipal para abastecimento público. Atualmente são mais de R$ 700 mil em caixa para desenvolver ações. ???O Sistema Recanto é o manancial mais importante em Nova Odessa e o prefeito Bill deu o sinal verde para essa recuperação???, reforça.
A iniciativa busca recarregar o lençol freático e proteger os mananciais. ???Temos colaborado desde o início com o Plano em Nova Odessa e vamos continuar ajudando no que for possível???, completa Rinaldo Calheiros. Com seus conhecimentos, o pesquisador vai elaborar o projeto técnico de embasamento do possível processo de licitação a ser realizado para contratar a empresa responsável pela execução das ações, com acordo e acompanhamento de equipes da Coden.