O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, assinou na manhã desta quarta-feira, dia 27, o projeto de lei que autoriza a doação de uma área de 8 mil metros quadrados à Associação Brasileira de Cultura Leta. No terreno, localizado no bairro Altos do Klavin, será construído um centro dedicado à cultura leta.
A assinatura do projeto foi acompanhada pela cônsul da Letônia no Brasil, Daina Gutmanis, pelo presidente da Associação Brasileira de Cultura Leta, Felipe Albrecht, pelo chefe de Gabinete Vanderlei Cocato, além de um grupo de descendentes letos.
“A comunidade leta é de extrema importância para Nova Odessa, afinal, fomos colonizados por letos. Fico feliz em, com esta doação, possibilitar que seja construído um centro para resgatarmos nossa cultura, nossas raízes”, afirmou o prefeito Bill. O projeto será encaminhado para a Câmara, onde será apreciado pelos vereadores.
O centro cultural contará com salão para reuniões, cozinha equipada para realização de eventos típicos, além de biblioteca, museu e galeria para exposição de obras de arte e fotos. O empreendimento contará ainda com apartamentos com banheiros para acomodação de pessoas de outras localidades e salas para aulas.
OBRAS – A pedra fundamental do Centro de Cultura Leta deve ser lançada no início do segundo semestre, durante visita do presidente da Letônia, Raimonds Vejonis.
O presidente da Associação Brasileira de Cultura Leta afirmou que a expectativa é que as obras estejam concluídas em 2018, ano em que é comemorado o centenário da independência e proclamação da república na Letônia. “Será extremamente significativo para nós inaugurar esta obra no mesmo ano”, afirmou.