Os estudantes de escolas públicas estaduais de Nova Odessa que obtiverem as melhores notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terão vaga garantida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A promessa foi feita hoje pelo prefeito Bill Vieira de Souza (PSDB) no encontro de prefeitos do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana), em Campinas.
Nova Odessa vai aderir ao ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), que é oferecido pela Unicamp e voltado aos estudantes que cursam ensino médio em escolas públicas. ???Esse programa atendia alunos de Campinas e conseguimos, junto à Agemcamp, ampliar para a RMC. Os melhores alunos das escolas terão vaga na Unicamp e nem vão precisar de vestibular???, observou Bill.
A seleção para cursar uma graduação em uma das mais concorridas faculdades do Brasil será pela colocação no Enem. ???Nova Odessa tem seis escolas públicas estaduais. O aluno de cada uma das escolas que tiver melhor pontuação no Enem garante vaga na Unicamp??? explicou Bill. Segundo Ester Viana, diretora Executiva da Agemcamp, em toda a região serão 254 vagas. Os estudantes passarão por um período de adaptação de dois anos e a partir disso poderão escolher o curso, desde que não exija aptidão.O projeto definindo termos de parceria com a Unicamp deverá ser elaborado pela prefeitura e remetido à Câmara de Vereadores, pois além do curso, o estudante receberá uma bolsa no valor de R$ 400 mensais, que será paga pela Prefeitura.???O ProFis oferecerá nestes dois anos aulas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. Concluído o ProFIS, o aluno vai ingressar, sem vestibular, em um curso de graduação da Unicamp???, explicou ela.A página do ProFis na Internet (http://www.prg.unicamp.br/profis/) relata a história de Gabriel Brandão Alexandre, de 19 anos, estudante carente do Dic IV, periferia de Campinas, que hoje curso Medicina na Unicamp. Ao obter a melhor nota do Enem da escola estadual Orlando Signorelli, ele cursou o ProFis e ingressou em uma das 110 vagas em período integral de Medicina, curso que este ano foi disputado por 15.989 candidatos, segundo dados da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).