A cerimônia de assunção (posse) do coronel PM Cleotheos Sabino de Souza Filho como o novo comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba), responsável pelas ações de policiamento ostensivo preventivo em 52 cidades da macrorregião, reuniu nesta sexta-feira (28) diversos políticos da região. Entre eles o vice-prefeito Odir Demarchi (PSD), de Americana, o vice-prefeito Alessandro Mineirinho (PP), de Nova Odessa, o vice-prefeito de Santa Bárbara, Felipe Sanches (PL), e o prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso (Republicanos). O evento trouxe o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite.

Sabino iniciou a carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1993, e havia assumido efetivamente o comando do CPI-9 no início de fevereiro. Com uma trajetória de mais de 30 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, destacou-se ao longo de sua carreira tanto em operações estratégicas quanto na qualificação profissional de policiais. Foi declarado Aspirante a Oficial em 1996 e chegou ao posto de Coronel PM em março de 2024.

A cerimônia aconteceu no Engenho Central de Piracicaba e reuniu cerca de 800 pessoas, entre autoridades, lideranças da sociedade civil, oficiais e policiais de toda a região.

Mineirinho estava acompanhado pelo secretário municipal de Segurança de Nova Odessa, o também coronel PM Carlos Fanti, e do adjunto Silvio “Cabo” Natal. “Além de décadas de serviços prestados à essa grande corporação, o coronel Sabino tem grande conhecimento da área de abrangência do CPI-9, onde atua há quase 15 anos. É com certeza um ganho para nossa Segurança Pública termos um profissional como ele à frente da nossa Polícia Militar, com quem a Prefeitura de Nova Odessa tem uma forte parceria desde 2021”, comentou Mineirinho.

“A prioridade é manter os indicadores criminais controlados e, sempre que possível, reduzi-los. A Polícia Militar hoje é muito mais do que colocar viaturas na rua. Ela atua de acordo com os indicadores locais de maior incidência. Hoje a gente tem, estatisticamente falando, que a maioria dos crimes acontecem em 20% dos lugares. Então, é atacar essas áreas nevrálgicas primeiro e depois ampliar esse espectro para outras regiões. São 52 municípios na nossa área que têm bastante trabalho”, afirmou o novo comandante da PM.

Sumaré avança com instalação do BAEP

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, participou da cerimônia de posse do novo comandante da 9ª Companhia de Polícia Militar e ressaltou os benefícios que essa nova fase representa para o município. “Sumaré ganha duas vezes com o Coronel Sabino à frente da 9ª CPI, um profissional exemplar, e com o anúncio da vinda da base da BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) para nossa cidade. Esta é uma estrutura almejada por muitos prefeitos em todo o estado, e sua chegada a Sumaré é uma conquista significativa para a segurança pública de nossa população”, disse.

Esse avanço se dá em um contexto onde a segurança pública é uma prioridade. Dados oficiais apontam que a região de Sumaré tem enfrentado desafios na área da segurança, o que torna a chegada da base do BAEP um marco essencial. A nova gestão, sob a liderança de Henrique do Paraíso, e com o apoio do General Peternelli como Secretário de Segurança e do comandante Eclair à frente da PMS (Polícia Municipal de Sumaré), tem se empenhado em implementar estratégias eficazes para fortalecer a segurança e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

A instalação da base do BAEP em Sumaré não apenas aumentará a presença da polícia nas ruas, mas também garantirá uma resposta rápida e efetiva às demandas da comunidade, reforçando a confiança da população nas forças de segurança. Com essa nova fase, Sumaré trilha um caminho promissor em busca de uma cidade mais segura e protegida, refletindo o compromisso da administração municipal com o bem-estar de todos os seus cidadãos.