A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste  aderiu ao Movimento “Maio Amarelo” terá diversas ações durante o mês. Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, e o slogan “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito!”, o objetivo é fazer com que os condutores, passageiros e pedestres reflitam sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, optando por um trânsito mais seguro.  O Maio Amarelo marca o mês de prevenção aos acidentes de trânsito.

Em Santa Bárbara haverá blitz educativas, atividades nas escolas e diversas ações alusivas ao tema. A primeira Operação Educativa acontece na próxima terça-feira (8), das 9 às 11 horas na Avenida Santa Bárbara. Ela será realizada por guardas municipais que abordarão condutores e distribuirão panfletos com orientações sobre uso de celular na direção, bebida alcoólica, cinto de segurança, respeito pela sinalização e pelo pedestre.

Redução de acidentes

As ações educativas e os novos equipamentos instalados pelo Município resultaram  na redução de acidentes e preservação da vida. O número de acidentes de trânsito apresentou redução de 22%, comparando 2017 (1.978) com 2016 (2.516). São menos de 500 acidentes de trânsito em área urbana, mesmo com um aumento de quase 3 mil veículos na frota da cidade.

Desde 2014 a Prefeitura realiza um levantamento inédito de acidentes de trânsito no Município, permitindo que ações estratégicas sejam executadas, como a instalação de semáforos em pontos estratégicos, a implantação de defensa metálica e de canteiros divisores, travessias elevadas (lombofaixas), diversas obras viárias (rotatórias, canteiros centrais, entre outros), implantação de nova sinalização de trânsito (além de reforma e manutenção da existente), instalação de iluminação de led em 100% dos semáforos, intensificação da fiscalização com radares, mais viaturas e recursos tecnológicos ??? videomonitoramento e drones.

Além disso, atua com diversas ações educativas, sendo referência na região com a Cidade Mirim de Trânsito Álvaro de Souza Teixeira”, que já formou como “educadores mirins de trânsito” cerca de nove mil crianças desde sua inauguração em 2016.