Marketing Digital, eis aí duas palavras que fazem parte do dia a dia de muita gente que atua no ramo do empreendedorismo, seja gerenciando pequenas, médias ou grandes empresas.
Mas afinal, o que vem a ser Marketing Digital? Uma conceituação simples para esse termo pode ser que ele seja um conjunto de estratégias de marketing utilizadas e adaptadas para a internet e dispositivos mobile.
Por isso, em uma época em que a internet é protagonista, não é surpresa que até o modo como se pensa e faz Marketing seja digital. Esse é um caminho natural e quem se adaptar a ele terá mais chances de obter êxito em seus projetos.
Além disso, o Marketing Digital conta com termos técnicos e conceitos bem específicos. Sendo assim, estar a par de todos esses aspectos que constituem o universo desse tipo de Marketing se torna um requisito básico para qualquer empreendedor.
Conceitos importantes para o Marketing Digital
A tecnologia é algo que está em constante transformação e evolução. O aplicativo que hoje é o ápice da modernidade, talvez daqui a alguns anos ??? ou até meses ??? já seja obsoleto.
O mesmo vale para outros aspectos. Uma rede social, por exemplo, que atualmente seja a mais conhecida e acessada, talvez não demore muito para perder o seu espaço para outra.
Mas ainda assim, em meio a constantes mudanças, é necessário conhecer os conceitos básicos que irão orientar o empreendedor pelos caminhos do Marketing Digital. Veja a seguir alguns deles.
AIDA
Essa sigla mostra as fases do relacionamento do consumidor. São elas a Atenção, o Interesse, o Desejo e a Ação. ?? importante que o empreendedor tenha em mente como trabalhar cada uma delas no Marketing Digital.
Chatbots
Consistem em softwares de computador que possuem a capacidade de interagir com o público em sites via chat. Em se tratando de atendimento de qualidade, que é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio, os chatbots são importantes ferramentas.
Ciclo de venda
Consiste no tempo que é utilizado para a realização da conversão (também conhecida como fechamento) de vendas. O ciclo de venda passa a ser contado a partir do primeiro contato do cliente com o produto ou a marca.
Funil de Vendas
Também chamado de Pipeline, ele é um processo que mostra a jornada do consumidor, desde o primeiro contato com o produto até a realização da compra.
Entre as etapas é possível citar o Topo do Funil (ToFu), em que o consumidor ainda não conhece o produto. Há também o Meio do Funil, em que o cliente reconhece a necessidade de adquirir o produto.
E por fim, o Fundo do Funil (BoFu), onde ocorre a decisão de comprar o produto oferecido.
Leads
São os chamados clientes em potencial. Em outras palavras, os Leads são os usuários que apresentaram maior interesse no produto e inseriu alguns dados básicos em formulários presentes em sites ou blogs.
Os Leads são peças importantes na engrenagem do Marketing Digital, pois eles podem se tornar clientes. Por isso, aprender como promover a ???nutrição de leads??? é um aspecto importante na realização de campanhas.
Conteúdo e informação é a essência do Marketing Digital
Não há do que reclamar quando o assunto é aprender conceitos do Marketing Digital. ?? possível encontrar tanto na internet quanto fora dela vários materiais informativos a respeito do tema.
Para quem quer se aprofundar e conhecer tudo o que gira em torno do Marketing Digital, é preciso estar atento para vídeos online, artigos em sites e também eventos relacionados. Veja mais abaixo!
Blogs
Os blogs são uma das maneiras mais eficientes para se falar sobre qualquer assunto na internet, inclusive sobre Marketing Digital. Sendo assim, os blogs que abordam a temática do Marketing Digital são vários.
?? pertinente se cadastrar em um blog que você considerou interessante. Dessa maneira você vai ser notificado quando forem realizadas novas postagens.
Vídeos
Assim como os blogs, os vídeos já se consolidaram como importantes canais de comunicação e informação.
Vídeos que trazem dicas e conceitos sobre Marketing são alternativas muito interessantes para quem quer aprender mais sobre o tema.
Webinars
Surfando nas facilidades que a tecnologia streaming proporciona, os Webinars consistem em seminários transmitidos via online.
?? um método prático de interagir e participar de eventos voltados para esse assunto.
Redes Sociais
Duvido que você, prezado leitor, não faça parte de alguma rede social. Pois então, procure nas suas redes sociais de preferência grupos, comunidades e debates a respeito de Marketing Digital.
A troca de informação é bastante enriquecedora para quem quer aprender sobre o assunto.
Conclusão
Marketing Digital é um tema muito amplo? ??! Ele possui vários termos próprios? Sim. Mas ignorar a importância dele no atual cenário de empreendedorismo é um grande erro.
Portanto, aprender e se atualizar constantemente nos rumos do Marketing Digital é uma questão de sobrevivência para qualquer empreendedor.