A onicomicose é uma infecção fúngica comum, mas quando ocorre em unhas com aplicação de gel, muitas vezes passa despercebida – o que pode comprometer seriamente a saúde das unhas.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP
A doença é causada por dermatófitos, como o Trichophyton rubrum, ou leveduras como a Candida albicans e se desenvolve principalmente pelo acúmulo de umidade entre a unha natural e o gel, sobretudo quando não há intervalo de tempo entre uma aplicação e outra, indica a especialista em nail designer e manicure na Nina Rosa Esmalteria, Andreia Batista.
Onicomicose e sinais
Os sinais de infecções incluem mudanças na coloração da unha, que pode ficar esverdeada, amarelada ou esbranquiçada, além de mau cheiro, descolamento do gel e fragilidade. Entre os principais cuidados, Andreia destaca a importância de fazer a manutenção regular a cada duas ou três semanas e evitar molhar as unhas por longos períodos.
Além disso, a especialista indica evitar o uso de acetona e produtos abrasivos e utilizar antifúngicos sob prescrição médica por um dermatologista, quando não é possível tratar apenas com manicures.
Andreia também afirma que manter as unhas sem gel por um período de tempo é importante para manter a saúde fortalecida, mesmo quando não há infecções.
Ela também orienta que, ao identificar qualquer alteração, como mudança de cor ou mau odor, deve-se procurar um dermatologista o quanto antes. Localizada no Jardim Bonfiglioli e com mais de dez anos de mercado, a Nina Rosa Esmalteria é referência em aplicação e manutenção de unhas de gel.
Mais notícias de Moda, Casa e arquitetura