Em sua fala na ONU, o presidente Lula lembrou o julgamento do ex-presidente Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, o que está sendo usado como pretexto para o governo Trump aplicar sanções ao Brasil. A fala aconteceu na manhã desta terça-feira.

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP

“Um chefe de estado foi julgado e responsabilizado por seus atos em processo minucioso, com amplo direito de defesa. Diante dos olhos do mundo, o Brasil deu um recado ao mundo e a todos os candidatos autocratas: nossa soberania e nossa democracia são inegociáveis”.

Lula fala da Palestina

“Nada, absolutamente nada justifica o genocídio que acontece em Gaza. Ali, sob os escombros, estão os corpos de milhares de crianças e mulheres inocentes.” Lula faz um forte discurso contra o genocídio em Gaza, denunciando a limpeza étnica do povo palestino do seu território!

Tanto Israel, quanto a Palestina têm o direito de existir. Trabalhar para efetivar o Estado palestino é corrigir uma assimetria que compromete o diálogo e obstrui a paz. Saudamos os países que reconheceram a Palestina, como o Brasil fez em 2010. Já somos a imensa maioria dos 193 membros da ONU.

lula

O Brasil se compromete a reforçar o controle sobre importações de assentamentos ilegais na Cisjordânia e manter suspensas as exportações de material de defesa, inclusive de uso dual, que possam ser usadas em crimes contra a humanidade e genocídio.

Leia Mais Notícias do Brasil