A Defesa Civil de Santa Bárbara d´Oeste encerrou a Operação Verão 2017/2018. De 1º de dezembro de 2017 até 6 de abril de 2018 choveu o acumulado de 757,30 mm, 56,50 mm abaixo da média prevista de 813,80 mm. Somente no mês de janeiro houve um volume de 101,20 mm acima da média, chovendo 351,20 mm. A média para janeiro era de 250 mm.

Dos 127 dias da Operação Verão, por dois dias a Defesa Civil seguiu em estado de Atenção e 125 dias de Observação. A maioria das ocorrências aconteceu no mês de janeiro, quando houve temporal com vento forte.

Durante a operação foram 400 ações realizadas pela equipe da Defesa Civil. Dentre elas diversas ações preventivas, como medidas antieenchentes, monitoramento meteorológico, PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil) e vistorias nas áreas de risco.

A Prefeitura realiza ações preventivas durante todo o ano, auxiliando para que os eventos naturais tenham menor impacto possível na vida da população. Dentre elas está o desassoreamento do Ribeirão dos Toledos, a manutenção da área de contenção no Jardim Conceição, a limpeza de galerias pluviais, bocas de lobo e desobstrução de aduelas e o Comitê de Crise que promove um atendimento de resposta rápida quando necessário.

Operação Estiagem

No dia 1º de maio tem início a Operação Estiagem que visa a execução do Plano Preventivo de Defesa frente à queda de Umidade Relativa do Ar (URA), ondas de frio intenso e incêndios em coberturas vegetais.

Na próxima quinta-feira (19), a Casa Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam, em Piracicaba, o Treinamento e Reciclagem da Brigada de Incêndio/Emergência das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil e capacitação de gestores e coordenadores municipais sobre a operação estiagem. Santa Bárbara participa da oficina preparatória com dois gestores e três agentes da Defesa Civil. A Operação Estiagem segue até 31 de setembro, totalizando 153 dias.