O Google, assim como outras empresas de tecnologia, permitem que seus funcionários dediquem parte de seu tempo no trabalho à criação de projetos paralelos. Foi assim que o engenheiro de software do Google Orkut Büyükkökten lançou a plataforma. Cada usuário do Orkut possuía um perfil com informações básicas.
 Havia ainda espaço de recados (os scraps), depoimentos, álbum de fotos, lista de amigos (o limite era de mil por pessoa) e comunidades (uma espécie do que são os grupos do Facebook hoje em dia). Em 2008, passou a ter bate-papo integrado à plataforma.
Logo a rede chegou a outros países, inclusive no Brasil, no qual se tornou bastante popular ???ao lado dos EUA e Índia, formava o trio com mais usuários. Em 2008, por exemplo, eram 40 milhões de usuários brasileiros, o que representava 50% de toda a plataforma. A Índia vinha na segunda posição, com 20% do total, e os EUA em terceiro lugar, com 17%.
O Orkut era um pouco Tinder, um pouco Facebook, um pouco LinkedIn, um pouco Twitter, um pouco grupos de WhatsApp. O estopim da explosão do Orkut no país teve como responsável o ativista da internet livre ??? e letrista da legendária banda Grateful Dead ??? John Perry Barlow.
Ocorre que, no início, como estratégia, só entrava na rede quem tinha um convite. Orkut deu 100 convites a Barlow, que distribuiu estes convites quase todos a brasileiros que ele conhecia. A teoria de Barlow é que o Brasil seria uma sociedade em rede pronta para receber uma rede social, porque as redes sociais já existiriam no país de maneira analógica com muita força.
Nem só de coisas boas viveu o Orkut. Muitas comunidades eram usadas apenas para fazer download ilegal de filmes, livros e séries. O discurso de ódio, tão presente atualmente, já estava presente por lá, embora em menor grau. Houve casos de pornografia infantil.
Em geral, porém, a rede foi um sucesso de audiência, principalmente no Brasil. Por que ela morreu? Em meados de 2008, o Orkut passou a ser tão popular no Brasil, enquanto perdia força nos EUA, que o Google mudou a sede de sua operação da Califórnia para São Paulo. A chegada do Facebook ao Brasil, em 2011, seria outro fator.
Em 30 de junho de 2014, o Google anunciou o fim do Orkut. Três meses depois, a rede social foi extinga, mas o Google criou um museu de comunidades, com mais de 1 bilhão de mensagens em 120 milhões de tópicos de discussão de cerca de 51 milhões de comunidades.