Durante a sessão realizada na segunda-feira (17), o presidente da Câmara de Nova Odessa, Oséias Jorge (PSD), utilizou a tribuna para cobrar melhorias na educação municipal. O vereador deixou seus questionamentos à Prefeitura e a Secretaria de Educação, reivindicando novamente a entrega de uniformes para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Em sua fala, Oséias destacou que tem presenciado as dificuldades enfrentadas pela população, por exemplo, quando outras famílias cobram melhorias na porta da escola onde sua filha estuda. O presidente da Câmara relata que a educação não pode ser alvo de cortes no orçamento, pois “nunca devemos parar de investir nas crianças, que serão um dia, o futuro da cidade”, afirma.
“Quero deixar minha fala aqui a respeito da educação. Tenho falado ao prefeito que a população de Nova Odessa não pode ficar desassistida nesse setor. Ouvi questionamentos sobre cortar custos, mas acredito que educação e saúde devem receber investimentos, pois é dali que sairão advogados, médicos, trabalhadores e futuros líderes”, defendeu o vereador.
Oséias também deixou claro que, apesar de apoiar a administração municipal, seu compromisso é com a população e não somente com o prefeito. “O presidente da Câmara, que é muitas vezes da base do governo, não pode se manifestar, mas comigo é diferente. Eu trabalho para a população de Nova Odessa”, declarou.
Mais de 5 mil crianças
O vereador relembrou também que em 2024 foram entregues uniformes de inverno e verão para as mais de 5.300 crianças da Rede Municipal de Ensino. No entanto, lembra Oséias, as crianças crescem e precisam de vestimentas novas. “As mães falam que não têm o que vestir nos filhos. Eu tenho condição de comprar um tênis ou uma roupa para minha filha, mas tem muita gente que não tem. Isso é um problema que precisa ser resolvido com urgência”, afirmou.
Os kits de uniformes completos na rede municipal de ensino foram entregues em 2023 e 2024. No entanto, este ano as aulas foram iniciadas sem a aquisição dos produtos e os itens devem ser retomados apenas em 2026.
A Secretaria Municipal de Educação não realizou a compra dos uniformes para os estudantes este ano com a justificativa do pagamento de dívidas com precatórios herdados da gestão passada. Os kits continham 12 peças de verão e inverno por ano, numa economia estimada em cerca de R$ 600 por aluno para as mais de 5 mil famílias beneficiadas.