A nova coordenação da Ouvidoria da Prefeitura de Sumaré alterou o modelode atendimento à população no órgão e está conseguindo reduzir o tempo deretorno ao protocolo em até 5 dias. O prazo legal é 30 dias. A novacoordenação da unidade identificou pedidos parados há mais de 1 ano esequer houve um parecer do pedido. Um balanço realizado entre o dia 28 dejaneiro ao dia 15 deste mês aponta que 78% das solicitações reivindicamlimpeza de terrenos e retiradas de entulhos.
O responsável pela Secretaria Municipal de Controle Interno eTransparência, Coronel Ronaldo Pontes Furtado, citou que não existia padrãode atendimento no departamento. ???Não tínhamos nenhuma informação sobre aquantidade de protocolos recebidos e quantos foram atendidos. Estamoscomeçando praticamente do zero e implantando um novo padrão deatendimento???, explicou. O objetivo em longo prazo é implantar um sistemaeletrônico no qual as secretarias tenham diálogo com a Ouvidoria a fim dediminuir os prazos de atendimentos. ???Hoje nós conseguimos dar um retornorápido ao cidadão. Na maioria das vezes, o pedido é atendido dentro decinco dias. Quem pediu auxílio da Ouvidoria já percebeu a agilidade e amelhora na qualidade do atendimento???, frisou.
Outra mudança implantada pelo órgão, é o sistema de retroalimentação. ???Estamos buscando humanizar o atendimento, mesmo após a resposta oficial de quando o pedido será atendido, fazemos uma checagem junto ao solicitando sobre a qualidade do serviço executado. Desta forma podemos indicadores de qualidade para criar um padrão de atendimento, algo que não existia até então??? contou. Segundo ela, será investido também na parte de informatização do serviço para que haja diálogo rápido entre as secretarias.
Papel da Ouvidoria
O papel do órgão é receber, examinar e encaminhar reclamações, elogios esugestões referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidadesdo poder Executivo. A Ouvidoria também tem como responsabilidade organizare interpretar o conjunto das manifestações recebidas e produzir indicativosquantificados do nível de satisfação dos usuários dos serviços públicosmunicipais.
:: Serviço ::
O telefone de contato da Ouvidoria é 3828-2187 E-mail: smcit@sumare.sp.gov.brEndereço: Rua João Jacob Rohwedder, Nº 41, Centro.