O Teatro de Arena, Elis Regina, de Americana, sediou a cerimônia de abertura do Campeonato Pan-Americano de BMX Racing, que foi realizada na noite desta quinta-feira (23). A cerimônia reuniu atletas participantes, torcedores e membros da organização do evento.

O secretário de Esportes Lazer e Juventude, Eudaldo Cardoso, e o vereador Thiago Martins compareceram representando Americana e o prefeito, Omar Najar, que não pôde comparecer.
“Americana estar sediando um evento como esse é motivo de muito orgulho para nós. Em nome do prefeito Omar Najar desejo que todos tenham uma boa competição e fiquem com Deus”, disse Thiago Martins na cerimônia de abertura. 
O campeonato começou na manhã de quinta-feira, às 8h, com o treino oficial dos pilotos na pista de bicicross, que faz parte do Complexo Ayrton Senna, da Prefeitura de Americana. Os treinos oficiais continuam na sexta-feira (24), das 8h às 17h30 e o congresso técnico está marcado para às 19h no Novo Hotel Nacional (Rua Washington Luís, nº 399, Centro). 
“Um panamericano como esse é de grande importância na busca dos jorgos olímpicos, mas também uma festa maravilhosa. Que vença o melhor!”, disse José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo).
No sábado (25), o Pan-Americano tem início às 8 horas e término às 18 horas. O Campeonato serve de referência para testar o atual nível dos principais nomes da modalidade, além de somar pontos para o ranking classificatório para as olimpíadas de Tóquio 2020. Já no domingo (26), acontece a Copa Latino Americana, também com horário previsto de início para às 8h e término às 18 horas. 
“Estamos ansiosos para o começo do campeonato, pois sabemos da magnitude e da movimentação que temos no nosso município graças à competição. Tenho muito a agradecer ao prefeito e às secretarias municipais , que muito fizeram para que o evento ocorresse bem”, disse Paraná. 
Ao todo, são esperados 1.200 competidores. O Brasil será o país com maior quantidade de atletas, serão 495 no total. Entre as maiores delegações estão o Chile (85), Colômbia (63), Equador (61), e Bolívia (45). 
A escolinha de BMX, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, será representada por 31 atletas, entre eles os pilotos Thiago Bueno (categoria 9 anos); o professor da escolinha, André Fassina (categoria 28/29 anos); Igor do Amaral (categoria 14 anos); Samuel Oliveira (Elite Man), que venceu a última etapa do Campeonato Paulista; e Júlia Alves (Elite Woman), atleta olímpica da modalidade.
O Campeonato Pan-Americano de BMX Racing 2019 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com patrocínio da Penks Vestuários, e supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e Comissão Pan-Americana de Bicicross (COPABI).