A pandemia da Covid 19 fez crescer as buscas por cursos na área da saúde, com o esgotamento dos profissionais. Além da busca por melhor formação, também surgiram novas demandas na linha EAD (Ensino à distância)- na área da saúde. O atendimento de pacientes em estado mais grave exige uma especialização aprofundada de enfermeiros e médicos, portanto, quem deseja entrar nessa área pode fazer curso de UTI online para ampliar seus conhecimentos.

 

O Ensino a distância é contemporâneo e mais próximo ao cotidiano dos futuros profissionais. De acordo com o Censo de Educação Superior, o EAD aumentou 428% nos últimos 10 anos, por isso é necessário um investimento para atender à crescente demanda de alunos cada vez mais digitais. A sociedade mudou, está mais digital, e esta evolução também precisa estar presente na educação. A forma de ensinar precisa estar conectada aos novos perfis de estudantes.

Um dos destaques que podemos trazer nos últimos meses são os cursos de UTI Online. Um dos mais conhecidos do Brasil traz tanto as bases teóricas dos principais tópicos relacionados à atuação médica em UTI, considerando os cuidados ao paciente, assim como apresenta evidências relacionadas aos aspectos diagnósticos e terapêuticos.

A acessibilidade, conexão, inserção, flexibilidade, tecnologia e inovação vem mudando a realidade de muitos brasileiros.

Os hospitais por todo o Brasil hoje demandam novos espaços e as UTI (Unidades de Terapia Intensiva) têm sido apontadas como soluções em momentos de crises endêmicas ou quando se pensa em trazer bem estar e segurança para os usuários dos sistema público e privado de saúde.

E, quando questionados sobre o porquê de trabalhar em UTI, os intensivistas dizem que apreciam fazer parte de uma equipe. Eles também gostam do fato de estarem sempre aprendendo porque a experiência de cada paciente é diferente e as habilidades que eles aprendem enquanto trabalham na UTI são transferíveis para muitos outros departamentos.

Trabalhar em terapia intensiva requer habilidades técnicas especializadas, capacidade de usar equipamentos especializados, como ventiladores, e ser capaz de manter a calma em uma crise, porque as emergências são rotina nas UTIs.