Parlamento Jovem aprova moção de congratulação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Leia + sobre partidos política regional
O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Sumaré aprovou uma moção de congratulação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. A moção foi apresentada pelo presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Rick Isomura, e aprovada com dez votos favoráveis e três contrários, na 2ª sessão ordinária do ano, na manhã de sábado (15).
Conforme a moção nº 3/2025, o Dia da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres por igualdade, respeito e reconhecimento na sociedade. “Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais em todas as esferas da vida – na família, na ciência, na política, nos negócios, na cultura e em tantas outras áreas. No entanto, ainda enfrentam desafios diários, como a desigualdade salarial, a violência de gênero e a sub-representação em cargos de liderança”, diz a moção.
No documento, Rick Isomura ainda ressalta que “nesta data, reafirmamos nosso compromisso com a valorização da mulher, o combate à discriminação e a promoção de políticas que garantam sua plena participação e direitos. Que possamos, juntos, construir um futuro mais justo, onde as conquistas femininas sejam reconhecidas e ampliadas”.
Ainda durante a sessão ordinária deste sábado, foram aprovadas outras duas moções, ambas do parlamentar jovem Murilo Viana Ferreira. A Moção nº 1/2025 apresenta repúdio ao Departamento Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, “por deixar de percorrer as ruas em busca de animais abandonados”. Já a Moção nº 2/2025 congratula o cientista jurídico e escritor Jorge Candido S. C. Viana, “pelo seu exímio talento como cidadão de Sumaré e por seus grandiosos feitos”.
Antes da sessão, os parlamentares jovens ainda participaram de uma atividade de formação na qual puderam entender mais sobre a comunicação pública institucional. A capacitação foi conduzida pelos servidores do departamento de Comunicação da Câmara Natasha Zapata e Guilherme Arêas. Estiveram presentes o presidente da Escola do Legislativo Professora Ceilita Miranda de Nadai, vereador Dudu Lima (Cidadania), e o diretor da Escola, Hélio Ricardo de Almeida. O próximo encontro do Parlamento Jovem está agendado para o dia 5 de abril.
+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP