O vereador Pastor Miguel Pires (PRD) protocolou uma moção de apelo na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo à Caixa Econômica Federal para a realização de estudos visando à implantação de uma loteria nas imediações do bairro São Luiz. O parlamentar afirma que a implantação de uma nova unidade da lotérica é fundamental, pois são essenciais para a acessibilidade a uma série de serviços de grande importância social e econômica, bem como o pagamento de contas de concessionárias de serviços públicos e de serviços financeiros.
“Além desses serviços, as casas lotéricas desempenham um papel social importante, funcionando como um ponto de integração na comunidade. Elas são meios acessíveis e eficientes para que a população realize suas transações financeiras de maneira prática, muitas vezes sem a necessidade de deslocamento para outras localidades”, afirma o vereador. Diante disso, estudos para a instalação de uma casa lotérica se fazem necessários e urgentes. A moção será discutida e votada pelos vereadores na próxima sessão, na terça-feira dia 15.
Por sua vez, a vereadora Leonora Périco (PL) protocolou dois requerimentos solicitando informações da prefeitura quanto a estudo para a instalação de UBS (Unidade Básica de Saúde) e ESF (Estratégia Saúde da Família) no bairro Jardim dos Lírios. Segundo ela, há uma crescente demanda por atendimento de saúde nos bairros Jardim dos Lírios e São luiz, porque essas regiões abrigam muitas famílias em situação de vulnerabilidade.
De acordo com Leonora, a ausência de uma UBS e ESF tem dificultado o acesso da população aos serviços básicos, especialmente para idosos e gestantes. “Levar essas unidades para esses bairros é investir em saúde, proximidade e qualidade de vida para toda a comunidade”, afirma. A autora pergunta se já foi realizado algum estudo técnico sobre a possibilidade de instalação de UBS e ESF nos bairros relacionados. O requerimento foi discutido e aprovado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.