Estudo da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado apontam que as tarifas de pedágio pretendidas para a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) deverão custar entre R$ 1,83 e R$ 3,48 para automóveis simples, valor que se multiplica conforme o tanto de eixos dos veículos. O maior valor será o do km 122, nas proximidades do Aeroporto de Americana, que poderá aumentar para R$ 4,01 – sem contar os reajustes amuais – após a implantação de faixa adicional entre os km 120 e 137, obra esta prevista para o terceiro ano da concessão.
O Governo de São Paulo também prevê instalar estruturas nos km 144, em Santa Bárbara d’Oeste, e 154, em Piracicaba. A iniciativa está prevista no plano de concessão das rodovias da chamada Rota Mogiana, que inclui a Rodovia Luiz de Queiroz. A cobrança é no formato Sistema Automático Livre, o chamado free flow, um modelo sem barreiras e com pagamento por meio de tags nos veículos, sem necessidade de parar numa cabine. As estruturas devem começar a funcionar em meados de maio de 2027, seis meses após a previsão inicial.
Os motoristas de automóveis simples deverão pagar R$ 2,78 em Piracicaba, R$ 1,83 em Santa Bárbara e R$ 3,48 em Americana – os valores mudam conforme o tipo do veículo e quantidade de eixos. Para se chegar a esses preços, o cálculo é a tarifa quilométrica, fixada em R$ 0,2068 por quilômetro, multiplicada pela extensão do trecho coberto por cada pórtico. O pórtico de Americana cobre o maior trecho, do km 120 ao 137. Já o pedágio de Santa Bárbara contempla do km 137 ao 146, enquanto o de Piracicaba, do km 146 ao 160. Os valores serão reajustados anualmente, com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Frentes parlamentares
Na terça-feira, as câmaras de Americana e Santa Bárbara aprovaram a criação de Frentes Parlamentares contra a instalação dos pedágios na SP-304. Os grupos deverão promover reuniões sobre o tema, solicitar documentos e esclarecimentos aos órgãos competentes, articular-se com deputados e demais autoridades, elaborar relatórios que fundamentem a oposição ao pedágio, buscar alternativas para a gestão da SP-304 sem onerar os cidadãos e desenvolver campanhas de conscientização sobre os impactos da cobrança pelo uso da rodovia.
Em Americana, e medida foi aprovada por meio de um projeto de resolução da Mesa Diretora, com a ideia partindo do vereador Fernando da Farmácia (PSD). Em Santa Bárbara, a proposta é de autoria de Felipe Corá (PL). Os grupos terão vereadores como integrantes, mas prevendo também a participação das pessoas. A ideia é unir vereadores, prefeitos e deputados das cidades impactadas pela instalação dos pedágios e discutir a possibilidade de revisão do projeto do Governo do Estado.
Consulta pública até amanhã
Nesta sexta-feira, dia 21, encerra a Consulta Pública para a concessão do Lote Rota Mogiana, projeto do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI). Todas as contribuições apresentadas serão analisadas e poderão ser incorporadas ao projeto. O formulário para envio de contribuições está disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
Na última semana, a SPI realizou três audiências públicas para apresentar o projeto e ouvir a sociedade. Os encontros ocorreram presencialmente em São João da Boa Vista (12/03) e Mococa (13/03), além de uma sessão híbrida na Artesp, em São Paulo (14/03). O Lote Rota Mogiana abrange 385 km de rodovias e beneficiará diretamente 19 municípios do estado. O projeto prevê investimento de R$6 bilhões em duplicações, faixas adicionais, acostamentos e passarelas, além de outras melhorias.
Investimentos previstos
A concessão incluirá trechos das rodovias SP-135, SP-215, SP-304, SP-333, SP-338, SP-340, SP-344, SP-346, SP-350 e SPI-225/342, beneficiando os municípios de Aguaí, Americana, Cajuru, Casa Branca, Cravinhos, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itobi, Mococa, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, Serrana e Vargem Grande do Sul.
O projeto prevê 60 km de duplicações, 53 km de faixas adicionais e terceiras faixas, 118 km de acostamentos ampliados ou implantados e 32 km de marginais. Além disso, serão construídas 17 passarelas, 23 novos pontos de ônibus, 15 dispositivos de acesso e 69 novas obras de arte especiais, garantindo mais segurança viária e fluidez no trânsito. Além das melhorias na infraestrutura e na mobilidade, a concessão terá um impacto direto na economia regional, com a criação de mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.
Adesivaço de motoboys
Um grupo de motoboys de Americana e região promoveram nesta quarta-feira (19), na Avenida Brasil, um movimento com ‘adesivaço’ contra a possibilidade de instalação dos pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz. Mais de 100 selos com a frase “pedágios na SP-304, não” foram afixados em mochilas bags de entregadores autônomos e de aplicativos. A informação é que a iniciativa surgiu de um grupo de WhatsApp que conta com mais de 800 motoboys.
A mobilização defende que, se as estruturas forem colocadas na SP-304, o trânsito dentro das cidades “vai ficar caótico” e custos adicionais gerados para a população. Além disso, gastos a mais com combustíveis, uma vez que será necessário fazer caminhos alternativos. A publicação do edital da concessão está prevista para julho de 2025, com o leilão programado para novembro e a assinatura do contrato em janeiro de 2026. A instalação dos pórticos do pedágio eletrônico ocorrerá a partir de novembro de 2026.